Jogos Reduzidos no Handebol: a influência do espaço de jogo na prática motora

Autores

  • Filipe Manuel Clemente RoboCorp; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)
  • Rúben Rocha RoboCorp; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)

Palavras-chave:

Ensino da Educação Física, handebol, constrangimentos da tarefa, perceção subjetiva de esforço

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a influência de dois espaços diferentes de jogo em três subfases de andebol, verificando as repercussões nos conteúdos técnicos concretizados. Participaram no estudo oito alunos do género masculino (18,25 À 1,04 anos de idade). Os resultados indicam a diferenciação estatística no caso do drible (t(4) = - 4,070; p-value = 0,015) sendo que, nos indicadores remanescentes, não se evidenciaram diferenças estatisticamente significativas. Apesar do exposto, demonstrou-se que os constrangimentos espaciais poderão repercutir-se em alterações dos padrões de concretização técnica dos alunos, revelando-se como um fator a considerar no momento de definição dos jogos reduzidos.

Biografia do Autor

Filipe Manuel Clemente, RoboCorp; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)

He graduated in Sports and Leisure at the Coimbra College of Education, Portugal, in 2010. He obtained the M.Sc. degree in Teaching of Physical Education in Basic and High School at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC), Portugal, in 2012.He is currently a Ph.D. student in Sports Sciences with a specialization in Sports Training at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.He also conducts research on Match Analysis in Team Sports (e.g., Tactical Analysis), Sports Training (e.g., Small Sided-Games) and Physical Education (e.g., Teaching Games for Understanding).

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Publicado

2013-10-22

Edição

Seção

Artigos