ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GINÁSTICA NOS CURRÍCULOS ESTADUAIS BRASILEIROS

Autores

  • Amarilis Oliveira Carvalho Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação Física escolar, currículo, ginástica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o enfoque dado à ginástica nos currículos estaduais do segundo ciclo do Ensino Fundamental, além de compreender alguns indicadores relacionados à sua presença, organização, conteúdos mais indicados e o tratamento desses conteúdos nos documentos analisados. Utilizou-se como método a análise documental dos currículos de 16 Estados brasileiros. Os dados obtidos apontam a presença da ginástica em todos os documentos, com uma organização bastante diversificada entre eles, os conteúdos mais indicados relacionam-se à ginástica na perspectiva da saúde e para a competição, com tratamento privilegiado dos conteúdos na dimensão procedimental.  Conclui-se que os currículos estaduais apontam para uma perspectiva de ampliação dos conteúdos e dos olhares sobre a ginástica, ao mesmo tempo que evidenciam dificuldades relacionadas ao tratamento desse conteúdo no contexto escolar.

Biografia do Autor

Amarilis Oliveira Carvalho, Prefeitura Municipal de São Paulo

Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Atualmente é professora titular de Ensino Fundamental II e Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Ginástica. Membro do LETPEF - Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, cultura corporal e ginástica. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - IB/DEF/UNESP - Rio Claro

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo -- SP. Mestre em Educação Física pela USP, São Paulo -- SP. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP, São Paulo -- SP. Livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro -- SP. Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro -- SP.

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Fernanda Moreto Impolcetto -- Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, Campus de Rio Claro -- SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro -- SP.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão