ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GINÁSTICA NOS CURRÍCULOS ESTADUAIS BRASILEIROS

Autores

  • Amarilis Oliveira Carvalho Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação Física escolar, currículo, ginástica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o enfoque dado à ginástica nos currículos estaduais do segundo ciclo do Ensino Fundamental, além de compreender alguns indicadores relacionados à sua presença, organização, conteúdos mais indicados e o tratamento desses conteúdos nos documentos analisados. Utilizou-se como método a análise documental dos currículos de 16 Estados brasileiros. Os dados obtidos apontam a presença da ginástica em todos os documentos, com uma organização bastante diversificada entre eles, os conteúdos mais indicados relacionam-se à ginástica na perspectiva da saúde e para a competição, com tratamento privilegiado dos conteúdos na dimensão procedimental.  Conclui-se que os currículos estaduais apontam para uma perspectiva de ampliação dos conteúdos e dos olhares sobre a ginástica, ao mesmo tempo que evidenciam dificuldades relacionadas ao tratamento desse conteúdo no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarilis Oliveira Carvalho, Prefeitura Municipal de São Paulo

Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Atualmente é professora titular de Ensino Fundamental II e Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Ginástica. Membro do LETPEF - Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, cultura corporal e ginástica. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - IB/DEF/UNESP - Rio Claro

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo -- SP. Mestre em Educação Física pela USP, São Paulo -- SP. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP, São Paulo -- SP. Livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro -- SP. Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro -- SP.

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Fernanda Moreto Impolcetto -- Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, Campus de Rio Claro -- SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro -- SP.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão