EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UM RASCUNHO DE ALGUMAS INDAGAÇÕES.

Autores

  • Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro Departamento de jogos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da EEFD-UFRJ. Faculdades São José.

Palavras-chave:

educação física, epistemologia, produçã ode conhecimento, CAPES

Resumo

Este artigo "ponto de vista" versou sobre algumas relações entre a produção de conhecimento científico e o campo da Educação Física, à luz da sociologia do conhecimento de Pierre Bourdieu e Bruno Latour. Pretendeu-se refletir sobre em que medida o contexto social, bem como suas estruturas de controle, tem influenciado na produção de conhecimento científico na área. Destaca-se, a partir da literatura revista, que orgãos de gestão científica, como a CAPES,tem atuado no sentido de conformar o campo de acordo com os princípios teórico-metodológicos próximos à vertente biológica da Educação Física.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Departamento de jogos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes da EEFD-UFRJ. Faculdades São José.

Departamento de jogos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ).   Faculdades São José.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Ponto de Vista