AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM CONTEÚDOS DE BASQUETEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA OPINIÃO DE ALUNOS

Autores

  • Ana Lívia Gorgatto Fraiha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Livro-didático, Basquetebol, prática pedagógica

Resumo

A Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas, o ensino do basquetebol pode estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental. Um dos caminhos para isso é por meio da implementação de um livro didático com conteúdos referentes ao basquetebol. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a opinião dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, do interior de São Paulo, sobre a implementação de algumas aulas de Educação Física baseadas em um livro didático de basquetebol. Para isso, os materiais foram analisados de maneira a averiguar os conteúdos assimilados, a partir das atividades propostas. Após a utilização e a análise dos livros, foi selecionada de maneira aleatória uma amostra de cinco alunos para a realização de um grupo focal. Os resultados indicam que o livro didático proporcionou um aporte necessário para a compreensão das dimensões dos conteúdos (conceitual, atitudinal e procedimental), propiciando um auxílio importante à prática pedagógica.

Biografia do Autor

Ana Lívia Gorgatto Fraiha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Departamento de Educação Física. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP - Licenciada em Educação Física pela  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP campus Rio Claro e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma instituição

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Departamento de Educação. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP campus Rio Claro, licenciado em Educação Física por esta mesma instituição, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho, mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e doutorando em Ciências da Motricidade na UNESP Rio Claro

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Departamento de Educação Física. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro, mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro, doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade e professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP

Departamento de Educação Física. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF)

Downloads

Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

Artigos