AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO COM CONTEÚDOS DE BASQUETEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA OPINIÃO DE ALUNOS

Ana Lívia Gorgatto Fraiha, Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Fernanda Moreto Impolcetto, Suraya Cristina Darido

Resumo


A Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas, o ensino do basquetebol pode estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental. Um dos caminhos para isso é por meio da implementação de um livro didático com conteúdos referentes ao basquetebol. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a opinião dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, do interior de São Paulo, sobre a implementação de algumas aulas de Educação Física baseadas em um livro didático de basquetebol. Para isso, os materiais foram analisados de maneira a averiguar os conteúdos assimilados, a partir das atividades propostas. Após a utilização e a análise dos livros, foi selecionada de maneira aleatória uma amostra de cinco alunos para a realização de um grupo focal. Os resultados indicam que o livro didático proporcionou um aporte necessário para a compreensão das dimensões dos conteúdos (conceitual, atitudinal e procedimental), propiciando um auxílio importante à prática pedagógica.


Palavras-chave


Educação Física escolar; Livro-didático; Basquetebol; prática pedagógica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.