IDENTIDADE CULTURAL E DANÇA DE SALÃO NO MATO GROSSO DO SUL

Autores

Palavras-chave:

Identidade Cultural, Dança de salão, Chamamé, Mato Grosso do Sul.

Resumo

A identidade relaciona-se ao senso de pertencimento de um indivíduo há um determinado grupo, espaço, ou local no qual a cultura se manifesta. Dessa forma, a construção da identidade cultural deve ser compreendida e analisada, como um processo relacional de identidade e diferença. A dança de salão enquanto elemento da cultura e forma de manifestação artística e cultural, se expressa de diferentes formas de acordo com a região geográfica, sendo delineada a partir das influências culturais e regionais de determinada região. No Mato Grosso do Sul, essas danças recebem influências de diferentes povos e culturas do território nacional e internacional, principalmente em cidades que fazem fronteira com outros países.  Tais danças relacionam-se ao processo de construção da identidade cultural de um povo. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo dissertar e refletir sobre a dança de salão em interface com a identidade cultural sul-mato-grossense. Para tanto, recorreu-se a uma revisão narrativa da literatura, a partir da qual os/as autores/as organizaram o texto em três diferentes momentos, em um primeiro momento foram apresentados alguns conceitos sobre identidade cultural, posteriormente foram tecidas algumas considerações sobre identidade cultural sul-mato-grossense, e, por último abordou-se o Chamamé e suas inter-relações com os processos identitários no Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Patricia Santos de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Especial (UFSCar). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAN. 

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

Jacqueline da Silva Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (UFGD). Professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Linguagem e Diversidade (GEPL).

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Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão