IDENTIDADE CULTURAL E DANÇA DE SALÃO NO MATO GROSSO DO SUL
Schlagworte:
Identidade Cultural, Dança de salão, Chamamé, Mato Grosso do Sul.Abstract
A identidade relaciona-se ao senso de pertencimento de um indivíduo há um determinado grupo, espaço, ou local no qual a cultura se manifesta. Dessa forma, a construção da identidade cultural deve ser compreendida e analisada, como um processo relacional de identidade e diferença. A dança de salão enquanto elemento da cultura e forma de manifestação artística e cultural, se expressa de diferentes formas de acordo com a região geográfica, sendo delineada a partir das influências culturais e regionais de determinada região. No Mato Grosso do Sul, essas danças recebem influências de diferentes povos e culturas do território nacional e internacional, principalmente em cidades que fazem fronteira com outros países. Tais danças relacionam-se ao processo de construção da identidade cultural de um povo. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo dissertar e refletir sobre a dança de salão em interface com a identidade cultural sul-mato-grossense. Para tanto, recorreu-se a uma revisão narrativa da literatura, a partir da qual os/as autores/as organizaram o texto em três diferentes momentos, em um primeiro momento foram apresentados alguns conceitos sobre identidade cultural, posteriormente foram tecidas algumas considerações sobre identidade cultural sul-mato-grossense, e, por último abordou-se o Chamamé e suas inter-relações com os processos identitários no Mato Grosso do Sul.
Literaturhinweise
BARROS, Manoel. Livro sobre nada. 1 ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
CANEDO, Daniele. Cultura é o quê?” - reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. Anais do V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBA. Salvador, 2009.
ENNES, Marcelo Alario; MARCON, Frank. Das identidades aos processos identitários: repensando conexões entre cultura e poder. Sociologias, Porto Alegre, v. 16, n. 35, p. 274-305, Abr., 2014.
FERRAZ; Claudio Benito Oliveira; NUNES, Flaviana Gasparotto.; JUNIOR, José Lázaro Alonso Junior- Identidade cultural e a construção do “outro” em Mato Grosso do Sul -o conflito entre indígenas e fazendeiros. Revista B. Goiano. geogr. Goiânia, v. 31, n. 2, p. 99-112, jul./dez. 2011. Disponível em : https://www.researchgate.net/publication/272856776_IDENTIDADE_CULTURAL Acesso . 26 de agosto de 2022.
FERNANDEZ, Luiz Gustavo Dalazen. O prazer em dançar e ensinar as danças a dois: uma análise da interação e da afetividade na ótica dos profissionais e alunos. 2016, 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
FERRAZ, Claudio Benito Oliveira. O estudo geográfico dos elementos culturais - considerações para além da geografia cultural. Terra Livre, v. 2, n. 29, 2015. Disponível em; https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/239. Acesso em: 30 ago. 2022
GUERRA, Idalina. Modos de Vida: novos percursos e novos conceitos. Sociologia: problemas e práticas. Lisboa: CIES, ISCTE-IUL, CELTA, n. 13, p. 59-74. 1993.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html. Acesso em 25 agost. 2022.
JUNIOR, Miguel Archanjo de Freitas; PERUCELLI, Tatiane. Cultura e identidade: compreendendo o processo de construção/desconstrução do conceito de identidade cultural. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, p. 111-133, jul./dez. 2019.
KUNZ, Elenor (Org). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Unijuí, 2003.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 7. ed. Ijui: Unijui, 2009.
LARA, Larissa Michelle. Danças da Cultura popular brasileira: dimensões pedagógicas. Maringá, PR: Eduem, 57p. (coleção fundamentum, 38) 2008.
MARQUES, Danieli Alves Pereira; ASSIS, Marília Del Ponte de; SURDI, Aguinaldo César; LLUCH, África Calvo; KUNZ, Elenor. Dança e técnica: uma aproximação com a fenomenologia. Pensar a Prática (online). Goiânia, v. 20, n. 4, out./dez., p. 864-872, 2017.
MARQUES, Danieli Alves Pereira; SURDI, Aguinaldo César; COSTA, Andrize Ramires; KUNZ, Elenor. Processos de criação na dança: abordagem pedagógica a partir de uma perspectiva histórica e fenomenológica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online). Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S167-S181, abr./jun., 2014.
MARTINO, Luis Mauro Sá. A área dos Estudos Culturais: consenso genealógico e indefinição epistemológica. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 33, n. 57, p. 79-101, jan/jun., 2012.
SIGRIST, Marlei. Chão batido: a cultura popular em Mato Grosso do Sul: folclore, tradição. 2.ed ver e ampl. Campo Grande: FUNDAC, 2008.