IDENTIDADE CULTURAL E DANÇA DE SALÃO NO MATO GROSSO DO SUL

Autor/innen

Schlagworte:

Identidade Cultural, Dança de salão, Chamamé, Mato Grosso do Sul.

Abstract

A identidade relaciona-se ao senso de pertencimento de um indivíduo há um determinado grupo, espaço, ou local no qual a cultura se manifesta. Dessa forma, a construção da identidade cultural deve ser compreendida e analisada, como um processo relacional de identidade e diferença. A dança de salão enquanto elemento da cultura e forma de manifestação artística e cultural, se expressa de diferentes formas de acordo com a região geográfica, sendo delineada a partir das influências culturais e regionais de determinada região. No Mato Grosso do Sul, essas danças recebem influências de diferentes povos e culturas do território nacional e internacional, principalmente em cidades que fazem fronteira com outros países.  Tais danças relacionam-se ao processo de construção da identidade cultural de um povo. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo dissertar e refletir sobre a dança de salão em interface com a identidade cultural sul-mato-grossense. Para tanto, recorreu-se a uma revisão narrativa da literatura, a partir da qual os/as autores/as organizaram o texto em três diferentes momentos, em um primeiro momento foram apresentados alguns conceitos sobre identidade cultural, posteriormente foram tecidas algumas considerações sobre identidade cultural sul-mato-grossense, e, por último abordou-se o Chamamé e suas inter-relações com os processos identitários no Mato Grosso do Sul.

Autor/innen-Biografien

Patricia Santos de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Especial (UFSCar). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAN. 

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

Jacqueline da Silva Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (UFGD). Professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Linguagem e Diversidade (GEPL).

Literaturhinweise

BARROS, Manoel. Livro sobre nada. 1 ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

CANEDO, Daniele. Cultura é o quê?” - reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. Anais do V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBA. Salvador, 2009.

ENNES, Marcelo Alario; MARCON, Frank. Das identidades aos processos identitários: repensando conexões entre cultura e poder. Sociologias, Porto Alegre, v. 16, n. 35, p. 274-305, Abr., 2014.

FERRAZ; Claudio Benito Oliveira; NUNES, Flaviana Gasparotto.; JUNIOR, José Lázaro Alonso Junior- Identidade cultural e a construção do “outro” em Mato Grosso do Sul -o conflito entre indígenas e fazendeiros. Revista B. Goiano. geogr. Goiânia, v. 31, n. 2, p. 99-112, jul./dez. 2011. Disponível em : https://www.researchgate.net/publication/272856776_IDENTIDADE_CULTURAL Acesso . 26 de agosto de 2022.

FERNANDEZ, Luiz Gustavo Dalazen. O prazer em dançar e ensinar as danças a dois: uma análise da interação e da afetividade na ótica dos profissionais e alunos. 2016, 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

FERRAZ, Claudio Benito Oliveira. O estudo geográfico dos elementos culturais - considerações para além da geografia cultural. Terra Livre, v. 2, n. 29, 2015. Disponível em; https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/239. Acesso em: 30 ago. 2022

GUERRA, Idalina. Modos de Vida: novos percursos e novos conceitos. Sociologia: problemas e práticas. Lisboa: CIES, ISCTE-IUL, CELTA, n. 13, p. 59-74. 1993.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html. Acesso em 25 agost. 2022.

JUNIOR, Miguel Archanjo de Freitas; PERUCELLI, Tatiane. Cultura e identidade: compreendendo o processo de construção/desconstrução do conceito de identidade cultural. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, p. 111-133, jul./dez. 2019.

KUNZ, Elenor (Org). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Unijuí, 2003.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 7. ed. Ijui: Unijui, 2009.

LARA, Larissa Michelle. Danças da Cultura popular brasileira: dimensões pedagógicas. Maringá, PR: Eduem, 57p. (coleção fundamentum, 38) 2008.

MARQUES, Danieli Alves Pereira; ASSIS, Marília Del Ponte de; SURDI, Aguinaldo César; LLUCH, África Calvo; KUNZ, Elenor. Dança e técnica: uma aproximação com a fenomenologia. Pensar a Prática (online). Goiânia, v. 20, n. 4, out./dez., p. 864-872, 2017.

MARQUES, Danieli Alves Pereira; SURDI, Aguinaldo César; COSTA, Andrize Ramires; KUNZ, Elenor. Processos de criação na dança: abordagem pedagógica a partir de uma perspectiva histórica e fenomenológica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online). Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S167-S181, abr./jun., 2014.

MARTINO, Luis Mauro Sá. A área dos Estudos Culturais: consenso genealógico e indefinição epistemológica. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 33, n. 57, p. 79-101, jan/jun., 2012.

SIGRIST, Marlei. Chão batido: a cultura popular em Mato Grosso do Sul: folclore, tradição. 2.ed ver e ampl. Campo Grande: FUNDAC, 2008.

Veröffentlicht

2023-03-08

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Revisão