Ensino e Práticas do Parkour no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Esportes, Parkour, Ensino, Educação Física.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as características metodológicas do ensino do Parkour no Brasil. Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, para atender os nossos objetivos utilizamos de um questionário. Escolhemos fazer uso do questionário aberto, pois abrange uma área geográfica mais ampla, obtém respostas mais rápidas e exatas, mais tempo para responder. Observamos mais de 50% dos professores respondentes possuem formação concluída ou em andamento na Educação Física. Em relação ao futuro do ensino do Parkour os anseios se apresentaram a formalização do ensino, fomento ao desenvolvimento de nova metodologias de ensino para que a prática seja acessível a todos tornando-a mais democrática possível. Existe uma preocupação dos professores em relação a disseminação da prática, e que para garantir a qualidade no ensino é necessário uma regulamentação do ensino do Parkour e a introdução desta prática na Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Jacques de Lima Moreno, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Educação Física

Mateus David Finco, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Psicopedagogia

Centro de Educação

Referências

ALVES, M. A. C. A Prática do Parkour como Meio de Desenvolvimento de Força em Membros Inferiores e Superiores no Âmbito Escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Vol. 01, p. 483-487, abril de 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 7 Persona, 2011.

CHAER, G.; DINIZ, R.R.P.; RIBEIRO, E.A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência. Araxá, v. 7, n.7 , p. 251, 2011.

FALEIROS, F.; KAPPLER, C.; AUGUSTO, F.; PONTES, R.; SOUZA, S. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto Contexto Enfermagem. v. 25, n. 4, p. 7 – 17, 2016.

GENERATIONS, P. ADAPT Qualifications. 2018. Disponível em: <https://parkourgenerations.com/certifications/> . Acesso em: 15 de out. 2021.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo/SP, Ed. Atlas, 2010.

INÁCIO, H.L.D. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: conceitos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PAIXÃO, J. A. Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 2, p. 415-425, maio/ago. 2011.

PALAVRO, B. Perfil dos praticantes praticantes de parkour no Brasil. In: Congresso de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Serra Gaúcha, 5. 2016. Caxias do Sul . Anais. Rio Grande do Sul, 2016, p. 287.

ROCHA, E.R.O.; CHAVES, L.M.S; CASALATINA, V.C.; SANTO, M.S.; GRIGOLETTO, M.E.S. Comparação da qualidade de movimento e capacidade cardiorrespiratória entre jovens praticantes de parkour e de treinamento funcional. In: Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde, 2. 2016. Maceió. Anais. Alagoas, 2016.

TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

THIBAULT, V. Parkour and the art du déplacement: strength, dignity, community. Canadá: Baraka Books, 2014.

VAZ, M. J.; JÚNIOR, A. J. A.; CORREIA, P. M. S.; MANFROI, M. N.; FIGUEIREDO, J. P.; MARINHO, A. Percepção de competências profissionais de instrutores de atividades de aventura na natureza atuantes em Florianopólis/SC. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p 303, 2017.

WEINECK, J. Treinamento Ideal. 9ª Ed. São Paulo: Manole, 2003.

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Artigos