Ensino e Práticas do Parkour no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Esportes, Parkour, Ensino, Educação Física.

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar as características metodológicas do ensino do Parkour no Brasil. Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, para atender os nossos objetivos utilizamos de um questionário. Escolhemos fazer uso do questionário aberto, pois abrange uma área geográfica mais ampla, obtém respostas mais rápidas e exatas, mais tempo para responder. Observamos mais de 50% dos professores respondentes possuem formação concluída ou em andamento na Educação Física. Em relação ao futuro do ensino do Parkour os anseios se apresentaram a formalização do ensino, fomento ao desenvolvimento de nova metodologias de ensino para que a prática seja acessível a todos tornando-a mais democrática possível. Existe uma preocupação dos professores em relação a disseminação da prática, e que para garantir a qualidade no ensino é necessário uma regulamentação do ensino do Parkour e a introdução desta prática na Educação Física escolar.

Biografía del autor/a

Jacques de Lima Moreno, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Educação Física

Mateus David Finco, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Psicopedagogia

Centro de Educação

Citas

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Publicado

2023-03-08

Número

Sección

Artigos