Cultura Lúdica: uma revisão conceitual à luz das ideias dos intelectuais dos estudos de jogo, cultura de jogo e cultura do lúdico

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Schlagworte:

Cultura Lúdica, Cultura, Jogo, Educação.

Abstract

O objetivo deste trabalho é revisar os significados de cultura lúdica na perspectiva dos intelectuais dos estudos de jogo, cultura de jogo e cultura do lúdico que se debruçaram sobre o tema. Embasado na hermenêutica, a pesquisa consiste na revisão de literatura acerca do conceito e ideia de Cultura Lúdica na literatura. Intelectuais renomados como Fröebel, Huizinga, Caillois e outros, não debatem o termo cultura lúdica, todavia, suas obras servem de introitos e base teórica para pesquisas neste mote. À luz dos estudos de Opie e Opie, Ivic, Rossie, Brougère, Chateau entre outros, e dos estudos de Vigotsky concebemos a cultura lúdica como conjunto de jogos, brinquedos, comportamentos lúdicos etc., apreendidos via mediação semiótica com indivíduos mais velhos ou não, os quais são “reproduzidos” e/ou “ressignificados” em consonância com grupos em que tais manifestações são concebidas. Deste modo, a cultura lúdica envolve um movimento de criação e expressividade num espaço e tempo contínuos que reflete o contexto de criação no momento da infância. De resto, os significados de Cultura Lúdica atribuído pelos intelectuais susoditos fornece valiosos instrumentos de análise sobre o lúdico e de como os indivíduos, sobretudo, as crianças, são produtores de saberes e conhecimentos a partir do lúdico.

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Veröffentlicht

2020-03-16

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Artigos de Revisão