Jogos Eletrônicos x Prática Deliberada: impactos do conhecimento tático declarativo na iniciação ao futebol

Autor/innen

Schlagworte:

Iniciação Esportiva, Futebol, Conhecimento Tático Declarativo, Jogos Eletrônicos,

Abstract

Elemento inerente aos Jogos Esportivos Coletivos (JECs), dentre os quais o futebol está incluído, a tática caracteriza a interação dos jogadores com os sistemas dinâmicos do jogo. O conhecimento tático é manifestado por duas vertentes: a processual, designação dos saberes de jogo nas ações; e o declarativo, declarado verbalmente. Assim, o estudo primou por investigar possíveis correlações entre o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) no futebol entre jovens jogadores com pluralidade de vivências relacionadas à modalidade. Para tanto, o Teste de Mangas foi utilizado como instrumento de coleta, aplicado em integrantes de uma escolinha de futebol voltada à iniciação esportiva. Foi verificado que a idade e o tempo de prática semanal são fatores que interferem positivamente na ampliação do conhecimento tático declarativo no futebol. Ainda, quanto maior a idade, maiores as chances de que a prática deliberada e sistematizada em ambientes formais compense menores tempos de prática. Ambientes como os jogos eletrônicos de futebol e o acompanhamento de jogos da modalidade in loco, todavia, não se mostraram efetivos ao desenvolvimento do conhecimento tático declarativo. Tais indicadores evocam a relevância das escolinhas e projetos de futebol na promoção da capacidade tática de jovens jogadores durante a iniciação esportiva, desde que providas de investimento intelectual e efetuação de procedimentos pedagógicos adequados.

Autor/innen-Biografien

Luís Felipe Nogueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP), Mestre em Educação Física (FEF/UNICAMP), Doutorando em Educação Física (FEF/UNICAMP).

Rafael Moller Barros, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP).

Alberto Lobato Góes Junior, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física (FEFF/UFAM), Mestrando em Educação Física (FEF/UNICAMP)

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação Física (FEF/UNICAMP) e livre-docente (FCA/UNICAMP).

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-06-14

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Artigos