Objetivo: Avaliar o efeito de um treinamento baseado em dança no incremento da movimentação de tronco em um grupo de paraplégicos. Procedimentos metodológicos: Investigamos a amplitude de movimento de tronco de 7 paraplégicos com lesão torácica, 4 do grupo experimental e 3 do grupo controle, homens, idade entre 20 e 58 anos, moradores de Brasília/DF, Brasil. Os movimentos -- flexão, inclinação lateral direita e esquerda do tronco -- foram registrados por sistema vídeo-computadorizado de análise postural. Resultados e Discussão: Segundo a análise estatística dos pré e pós testes, por meio do teste de Wilcoxon (teste não-paramétrico para amostras dependentes), o grupo experimental ficou próximo à diferença estatística entre pré e pós (p=0,067), apesar do pequeno tamanho da amostra (n=4), enquanto o grupo controle não apresentou diferença estatística (p>0,05). Conclusão: A tendência ao ganho de amplitude de movimento de tronco após o treinamento por dança sugere que esta abordagem pode ser mais uma opção na reabilitação de pessoas com lesão medular.
WHEELCHAIR DANCE AND POSTURAL CONTROL IN PARAPLEGIC
Abstract: The purpose of this study was to assess the influence of a dance-based treatment on then volunteers p
postural control of paraplegic patients. Sevarticipated in this study (4= experimental group, 3= control group). Their trunk movement was assessed by a video-computered postural system applied before and after wheelchair dance classes. Statistic Analysis based on Wilcoxon showed the experimental group values were next to a significant difference (p=0,067). This suggests that a dance-based treatment can result in increasing of trunk movement and that it can be an effective approach in spinal cord injuried people rehabilitation.
Author Biographies
Marta Simões Peres, UFRJ
Professora do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Antropologia (IFCS/UFRJ); Doutora em Sociologia (UnB), Mestre em Ciências da Saúde (UnB-Universidade de Brasília). Fisioterapeuta e professora de dança. DAC-EEFD/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fábio Mello
Engenheiro. Graduado em Engenharia Elétrica-UnB. CFS-IB/Universidade de Brasília
Carlos Alberto Gonçalves
Professor do Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS) do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da UnB, Doutor em Engenharia Biomédica.