ENTRE CADEIRA E PALCO: PERCEPÇÕES ESTÉTICAS DE ESPECTADORES SOBRE UMA COREOGRAFIA DE DANÇA

Authors

  • Carolina Dias Universiddade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Nogueira Haas Pontifícia Universiade Católica do Rio Grande do Sul
  • Anette Lubisco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Camila Dall´Agnol Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Girese Zimmer Santiago Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Keywords:

Dança, Estética, Percepção.

Abstract

Este artigo analisa a percepção estética de um grupo de espectadores sobre a coreografia “Homenagem à Deusa Atena”.  Suas discussões teórico-metodológicas encontram-se no campo da estética, onde foram identificadas impressões e sensações despertadas pelo contexto oferecido (música, figurino, movimentação, expressão) e os diferentes olhares sobre esta criação coreográfica. O procedimento metodológico adotado foi de pesquisa de campo com análise qualitativa, sendo aplicada uma entrevista semi-estruturada, utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados indicam que na movimentação coreográfica, a questão da força, da luta e da disputa parecem ser as características da Deusa mais identificadas. Ainda assim, houve comentários sugerindo modificações para que a temática fosse exposta de forma mais clara.

Author Biographies

Carolina Dias, Universiddade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de mestrado do Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS; Educação Física.

Aline Nogueira Haas, Pontifícia Universiade Católica do Rio Grande do Sul

Professora Doutora da PUCRS; Educação Física.

Anette Lubisco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluna de mestrado do Pós Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Dança.

Camila Dall´Agnol, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante da Faculdade de Educação Física da PUCRS.

Girese Zimmer Santiago, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante da Faculdade de Educação Física da PUCRS.

Published

2010-12-13

Issue

Section

Artigos