DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A LEI 10639/03 NA PERSPECTIVA DA CORPOREIDADE

Auteurs

Mots-clés :

Educação Física Escolar, Corporeidade, Relações Raciais, Lei 10639/03

Résumé

O artigo propõe reflexões a respeito das possíveis aproximações entre a educação física escolar, pelo viés da cultura corporal, e a lei 10639/03, que implementou o ensino da história e culturas africana e afro-brasileiras nas instituições da educação básicas do Brasil. Para isso, privilegiou-se a interface corporeidade/raça como recorte analítico, pois consideramos o corpo -- e por que não dizer o corpo negro -- como expressão dos sentidos e significados das atividades da educação física escolar cuja origem de seus conteúdos vão ao encontro do que preconiza a referida lei. Assim, é apresentada breve discussão teórica que envolve aspectos legais que organizam a legislação no âmbito da educação. Posteriormente, são levantadas importantes questões relacionadas ao corpo e à corporeidade, seguida do diálogo com alguns autores e suas contribuições para pensarmos os conceitos de raça e miscigenação. Por fim, sem estabelecer considerações finais, propõe-se o debate a respeito das possibilidades de articulação desses conceitos, considerando o corpo e a corporeidade, como recortes específicos de análise, integrantes da educação física escolar, cuja contextualização está expressa na lei 10.639/03, através dos conteúdos da cultura corporal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

CARLOS HENRIQUE SANTOS MARTINS, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ

PROFESSOR E PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRAUAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO CEFET/RJ

 

 

Références

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BONFIM, Genilson César Soares. A prática da capoeira na educação física e sua contribuição para a aplicação da Lei 10.639 no ambiente escolar: a capoeira como meio de inclusão social e da cidadania. (s/d). Disponível em:< http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/conece/3conece/paper/viewFile/2379/975>. Acesso em: 06 nov. 2013.

BOURDIEU. Pierre. O poder simbólico: Editora Bertrand, 1989.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRANCO, Guilherme Castelo. “Racismo, individualismo e biopoder”. Revista Filosofia, Aurora, Curitiba, v. 21, n. 28, p. 29-38, jan./jun. 2009

CARVALHO, Rosa Malena. Corporeidade e cotidianidade na formação de professores. Niterói: Editora da UFF, 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

GOMES, Nilma Lino. “Cultura negra e educação”. Revista Brasileira de Educação. Maio/ Ago, nº 23, 2003. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a05.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2013.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Ed. 34, 1999.

___________. “A questão racial na política brasileira (os últimos quinze anos)”. Tempo Social; Rev. Sociol. USP; São Paulo, 13 (2), p. 121-1424, nov. 2001.

___________. “Direitos e avessos da nacionalidade” IN: GUIMARÂES. A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo, Editora 34, 2002, p. 109-136.

___________. Preconceito Racial: modos, temas e tempos. Coleção Preconceitos. São Paulo: Cortez, v.6, 2008.

KARASCH, Mary. A vida dos escravos no Rio de Janeiro: 1808 a 1850. Companhia das Letras, 2000.

KOIFMAN, Fábio. “Apontamento sobre o pensamento eugênico no Brasil”. IN: MENDONÇA, Sonia Regina. Estado e historiografia do Brasil. Niterói: EdUFF, 2006, p. 297-309.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1992.

MAIO, Marcos Chor. “Raça, doença e saúde pública no Brasil: um debate sobre o pensamento higienista do século XIX”. IN: MONTEIRO, Simone e SANSONE, Lívio (orgs.). Etnicidade na América Latina: um debate sobre raça, saúde e direitos reprodutivos. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2004, p. 15-44.

MARANHÃO, Fabiano, GONÇALVES JUNIOR, Luiz, CORRÊA, Denise Aparecida. Jogos e brincadeiras africanos nas aulas de educação física: construindo uma identidade cultural negra positiva em crianças negras e não negras. In: XV Jornadas de Jóvenes Investigadores de la AUGM, 2007, Asunción. Actas... Asunción: AUGM, 2007. Disponível em:< http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/2007/augm_jogosafro.pdf> Acesso em: 06 nov. 2013.

MAUSS, Marcel. “Técnicas do Corpo”. IN: Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, 2003, p. 401-419.

MERLEAU-PONTY, Maurice. “A espacialidade do corpo próprio”. IN: Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999, 2ª edição.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil. Identidade Nacional versus Identidade Negra. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NASCIMENTO, Alexandre do. “Para uma pedagogia da (re)educação das relações étnico-raciais. In: NASCIMENTO, Alexandre do [et al]. Histórias, culturas e territórios negros na educação: reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008, p. 47-57.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira & Identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2005.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Gilberto Freyre. Um vitoriano nos trópicos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. Disponível em:< http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/ handle/10438/6762/142.pdf?sequence=1> Acesso em: 31 ago. 2013.

PEREIRA, Ana Maria. Motricidade Humana: a complexidade e a práxis educativa. Trabalho apresentado ao Curso de Pós- Graduação, em Ciências do Desporto, da Universidade Beira Interior, Covilhã -- Portugal, Tese de Doutorado, 2006. Disponível em: <http://www.kon-traste.com/pdf/temasinvestigadores/TESIS%20ANA%20PEREIRA.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2013.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 27ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças -- cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVA, Igor Fangueiro. A educação física e as danças populares brasileiras de matriz africana e indígena: reflexões sobre as leis 11.645 e 10.639. Trabalho de conclusão de curso -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

SILVA et al. “Corpo e experiência: para pensar as práticas corporais”. IN: FALCÃO, José Luiz Cirqueira, SARAIVA, Maria do Carmo. Práticas corporais em contextos contemporâneos: (In)Tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009, p. 10-27.

STEPAN, Nancy Leys. “Eugenia no Brasil, 1917-1940”. IN: HOCHMAN, Gilberto e ARMUS, Diego (orgs.). Cuidar, controlar, curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, p. 331-391, 2004.

Publiée

2017-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos