FESTIVAL DE GINÁSTICA PARA TODOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR: RECURSIVIDADE CONTEÚDO-VIVÊNCIA
Palabras clave:
Educação Física e Treinamento, Ginástica, Universidades.Resumen
É comum que disciplinas em cursos de graduação em Educação Física, sobretudo aquelas de cunho artístico-expressivas, como a dança e a ginástica, ensejam os festivais universitários como um dos instrumentos de avaliação educacional. Nestes eventos, os discentes são os protagonistas e concebem desde a organização até as composições coreográficas. Este trabalho analisa a percepção vivida por treze acadêmicos quando da participação em um festival de ginástica como parte do processo avaliativo em uma disciplina. A construção dos dados ocorreu por meio de Grupos Focais, cuja análise fenomenológica suscitou em duas categorias: 1) um festival que abrange: porque a avaliação deve instigar a superação, notou-se uma intensa emoção de transpor limites e a superioridade do aprendizado prático em relação ao teórico; 2) um festival que ressoa: aspectos para a vida, proferiu-se sobre o mérito outorgados pela docente-mediadora e a convivência com os colegas como situações a serem transportadas para suas vidas cotidianas e futuras. Em suma, os alunos reconheceram o festival como um importante instrumento para o entendimento de conteúdos da ginástica, mas com relevantes aspectos pessoais e profissionais.Citas
ANTUALPA, K. F. et al. A ginástica para todos e a Bahia que não se vê. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 01-18, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/81117>. Acesso em: 12, jul. 2022.
BENTO, J. O. Desporto para Crianças e Jovens: das coisas e dos fins. In: GAYA et al. Desp. p/ Cri. e Jov.: Raz. e Fin. Ed. UFRGS, p. 21-28, 2004.
CARBINATTO, M. V. e NUNOMURA, M. Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação. Rev Bras Educ Fís Esporte, 30(1):171-81, Jan-Mar, 2016. Disponível em: ˂https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/115459/113062 ˃. Acesso em 07, jul. 2022.
CARBINATTO, M. V. et al. Avaliação em Dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física. Rev. Pro.posições: v. 27, n. 3 (81) | set/dez. 2016. Disponível em: ˂https://www.scielo.br/j/pp/a/TKC98nzVjggy6BRSVM8RZvP/?lang=pt&format=pdf˃. Acesso em: 04, jul. 2022.
CARBINATTO, M.V; HENRIQUE, N. R.; PATRICIO, T.L. Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica. Educ. Pesqui., v. 49, e247388, 2023, São Paulo. Disponível em: ˂https://www.scielo.br/j/ep/a/67ZPgSzYb9RFPr7wyNLZBzv/?format=pdf&lang=pt ˃. Acesso em: 16, abril, 2023.
CORRÊA, L. da S. Me apresento pro mundo descortinando a Amazônia?: o entrelaçar da identidade cultural na ginástica para todos. Tese de Doutorado, 2022. Universidade de São Paulo.
DONIZZETTI, A.R. Ageism in an Aging Society: The Role of Knowledge, Anxiety about Aging, and Stereotypes in Young People and Adults. Res. Public Health, 2019, 16, 1329. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/ijerph16081329>. Acesso em: 16 jun. 2023.
FIG – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA. Gymnastics for All Manual – 2023 Edition.
FRANCO, M. A.; SANTOS L. A. M.; CAMINHA, O. Subjetividade, corpo e intercorporeidade a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. Holos, v. (36)8, p. 1-13, 2020. Disponível em: ˂https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9620/pdf ˃. Acesso em: 12 jul. 2022.
LOPES, P.; CARBINATTO, M. V. Ginástica para Todos e cultura popular: (re)conhecimento e valorização de manifestações populares. Conexões, v. 20, e022031, 2022. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8670839/31064>. Acesso em: 20, jun. 2023.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. Cortez, São Paulo, 2021.
MELO, M. L. Nado artístico: a sincronia do corpo para a educação física. Rep. Univ. Fed. do Rio Grande do Norte, 2022. Disponívem em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49076/1/NadoArt%C3%ADstico_Melo_2022.pdf>. Acesso em: Acesso em: 19 abr. 2023.
MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e62007>. Acesso em: 11, jul. 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Ed. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2018.
MOTA, K. C. C.; PATRÍCIO, T. L.; CARBINATTO, M. V. “Longe, mas juntos”: experiências vividas em um festival de ginástica para todos em tempos de pandemia. Movimento, v. 28, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/mov/a/SzDGrbZmPGy536gmnPbxpnM/>. Acesso em: 06 julho. 2022.
NÓBREGA, T.P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
PAIVA, F. S. L. de. e SILVA, P. C. da C. Disciplinas de ginástica no ensino superior: o que ensinamos e aprendemos em tempos pandêmicos? Rev. Did. Sistêmica, 24(1), 57–69, 2022. Dispponível em: <https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.13913>. Acesso em: 15, jun. 2023.
RODRIGUES. V. F. Experimentação da metodologia ativa como facilitadora de aprendizagem no curso superior de educação física. Braz. Jour. of Devel., v. 7, n. 1, p. 4550-4560, Jan. 2021. Disponível em: ˂https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/23035/18512 ˃. Acesso em: 05, jul. 2022.
SANTOS, E. V. N. et al. Metodologia do ensino da ginástica. Ed. e Distrib. Educ. S.A. Londrina, PR, 2016.
SANTOS. W. et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos. Rev. Movimento; v. 24, n. 1, p. 09-22 / jan/mar. 2018. Disponível em: ˂https://www.scielo.br/j/mov/a/BbzPqfDxT4QrddLCtPMc5rN/?format=pdf&lang=pt ˃. Acesso em: 05, jul. 2022.
SCHIAVON, L. M. e TOLEDO, E. Ressignificar caminhos na ginástica para todos: coletivos em movimento. Conexões, v. 20, 2022. Disponível em: ˂https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8672151/31109 ˃. Acesso em 21 fev. 2023.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Artmed: Porto Alegre, 2000.
SILVA, A. S. S.; RIBEIRO, M. L. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Ed. por escrito, v. 11, n. 1, p. 1-10, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/34309/19749>. Acesso em: 16, abril, 2023.
TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica de pesquisa em saúde. Physis Rev. de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, 2009. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/int-2319>. Acesso em: 04 jul. 2022.
ZABALA, A. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: Uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre, Armed, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos em Movimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.