O ENSINO DOS CRUZAMENTOS E DAS TROCAS DE POSTOS ESPECÍFICOS NO HANDEBOL: Uma Abordagem a Partir de Diferentes Métodos de Ensino

Autores/as

  • Rafael Pombo Menezes Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Palabras clave:

Pedagogia do Esporte, Ensino, Handebol.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apontar a importância do ensino dos cruzamentos e das trocas de postos específicos no handebol, visando viabilizar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) de tais conteúdos desde as etapas de iniciação até o aperfeiçoamento na modalidade. Para isso, são apresentadas atividades baseadas em três métodos de ensino dos esportes coletivos (analítico-sintético, global-funcional e situacional) como alternativas e ferramentas para as aulas/treinamentos. O desenvolvimento de ambos os meios técnico-táticos apresentados deve estar relacionado com as situações impostas pelo contexto técnico-tático do jogo, priorizando uma iniciação esportiva de forma plural e complexa, com situações adequadas aos princípios operacionais ofensivos e defensivos (BAYER, 1994)

Biografía del autor/a

Rafael Pombo Menezes, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Docente do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Itu/ SP;Doutor em Educação Física pela UNICAMP;Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Esportes Coletivos (GEPEC) do CEUNSP;Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Handebol (GEHAND) da UNICAMP.

Publicado

2011-12-26

Número

Sección

Artigos de Revisão