A NATURALIZAÇAO DO BULLYNG POR PARTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo etnográfico

Autores/as

  • Rodrigo Silva Perfeito Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Palabras clave:

bullying, Educação Física Escolar, docente,

Resumen

A cada dia, as repercussões do bullying aumentam em nossa sociedade. Ao mesmo caminho em que são publicados diversos livros e artigos do gênero, intensificam-se os casos e sua gravidade em ambiente escolar. Para dialogar com essa complexa trama, o objetivo desse artigo é o verificar como o professor de Educação Física Escolar se comporta diante do preconceito em suas aulas. Assim, aplicamos um estudo etnográfico com diário de campo e questionário semi-estruturado em 4 escolas particulares do Rio de Janeiro. Os resultados acusam que 100% afirmam saber o que bullying e que 70% repreenderiam esta atitude em suas aulas. Por considerações finais, verificamos que a conduta prática difere dos relatos e que o docente naturaliza o preconceito, maximizando seus efeitos negativos.

Biografía del autor/a

Rodrigo Silva Perfeito, Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Diretor do Instituto Fisart, mestrando em ciências da atividade física pela Salgado de Oliveira

Publicado

2014-07-28

Número

Sección

Artigos