A SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS COOPERATIVOS: UMA ALTERNATIVA PARA LIDAR COM A DIFERENÇA

Auteurs-es

  • Felipe Guaraciaba Formoso
  • Bruno Gawryszewski Professor do Departamento de Administração Educacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
  • Cristiane da Costa Machado

Mots-clés :

Jogos Cooperativos, Socialização, Criança, Diferença.

Résumé

A escola é comumente considerada a instituição responsável pelo progresso do aluno. Logo, é encarregada de norteá-lo para o convívio coletivo, por meio de relações grupais dentro e fora da escola. O presente estudo busca contemplar os Jogos Cooperativos como uma estratégia pedagógica nas aulas de Educação Física para que os alunos se socializem de forma lúdica, repensando assim o individualismo, a homogeneização e padronização de atividades, a competição e a agressão física. Desta maneira, poderiam assim dedicar maior atenção para a inclusão, interação, diversão e o respeito às diferenças tais como habilidades, condição física e gênero. Apesar dos Jogos Cooperativos não serem as únicas formas de superar o confronto nas atividades, é importante que esta prática continue sendo ministrada nas aulas para contribuir com o desenvolvimento de valores socioculturais e o despertar do senso crítico para a não exacerbação da competição.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe Guaraciaba Formoso

Professor das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ

Licenciado em Educação Física pela EEFD/UFRJ

Bruno Gawryszewski, Professor do Departamento de Administração Educacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Professor do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ; 

Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ

Bacharel em Educação Física pela EEFD/UFRJ

Cristiane da Costa Machado

Licenciada em Educação Física pela EEFD/UFRJ

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Publié-e

2018-12-27

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Artigos