EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, A DANÇA E O BALLET CLÁSSICO: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES À LUZ DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

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Mots-clés :

Educação Física. Dança. Relações de Gênero. Sexualidades. Formação continuada.

Résumé

Este trabalho consiste de um ensaio reflexivo, desenvolvido a partir das discussões de graduandos/as em Educação Física e Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante o curso da disciplina de Gênero e Sexualidades na Educação Física e Esportes. Neste trabalho, tivemos por objetivo apresentar a experiência partilhada da autoria do texto no que se refere a um bloco de conteúdo da disciplina, que versava sobre Educação Física, práticas corporais e cultura popular, não sendo as únicas temáticas debatidas, no entanto, para este trabalho, restringimo-nos a apenas esta unidade para análise. As demais, acreditamos serem melhores outras problematizações em futuros momentos. Para tanto, todos os 30 encontros, de 2 horas cada, e seus eventuais acontecimentos foram registrados em um diário de campo, posteriormente lidos, relidos e destacados conforme as aparições mais significantes, possibilitando assim a formulação de duas grandes unidades de análise: 1- Gênero, Sexualidades e Educação Física escolar; e 2- A Dança e o Ballet Clássico. Diante desses apontamentos, pudemos inferir o quão as relações de gênero com base em preceitos patriarcais e machistas encontram-se circunscritas nos campos analisados e se estendem para outras camadas socioculturais. Problematizar esses processos irrompe como demanda urgente no que tange à construção de uma sociedade mais democrática e igualitária para pessoas, não reclusa apenas ao binarismo de gênero e a preceitos engessados que permeiam os campos em questão.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física na UFRJ e participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Lais Bernardes Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação Física (UFRJ), mestre pelo curso de Memória Social no Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Professora Assistente da disciplina de Folclore e Técnica da Dança do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Victoria Sanches Cunha Leite de Morais, EEFD/UFRJ

Licenciada em Educação Física pela EEFD/UFRJ. Membro do GECOS e LABCOESO, filiados ao Departamento de Jogos da EEFD/UFRJ.

Ronaldo da Silva Junior, EEFD/UFRJ

Graduando em Dança pela EEFD/UFRJ.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, UFRJ

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ (2015). Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS. Professor adjunto da EEFD/UFRJ.

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Publié-e

2020-03-16

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Rubrique

Artigos