ELEMENTOS PARA O ENSINO DE DANÇA: APRECIAÇÃO, COMPOSIÇÃO, IMPROVISAÇÃO E TÉCNICA.

Auteurs-es

Mots-clés :

Apreciação, Composição, Dança, Improvisação, Técnica,

Résumé

INTRODUÇÃO: Este ensaio apresenta e discuti quatro elementos balizadores para uma proposta de ensino de dança, quais sejam: a técnica, a improvisação, a composição e a apreciação. Buscando dialogar com a produção científica e artística a respeito destes elementos e suas relações com a pedagogia de dança. DESENVOLVIMENTO: Tendo em vista a profundidade conceitual que estes elementos adquiriram tanto na produção acadêmico-científica como também na arte contemporânea, o objetivo deste trabalho é trazer à tona o debate da importância de o ensino de dança ultrapassar as pedagogias reprodutivistas e espontaneístas. CONCLUSÃO: Dançar não é apenas decorar e executar passos previamente estabelecidos, é preciso compreender a dança como um sistema de criação capaz de impulsionar uma capacidade questionadora e reveladora direcionada ao desenvolvimento do autoconhecimento, da autonomia expressiva e da criatividade humana.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilbert de Oliveira Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof. Dr. do Departamento de Educação Física da UFVJM

Melissa Monteiro Guimarães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Profª Drª do Departamento de Ciências Básicas da UFVJM

Références

ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição. Rio de Janeiro: Pod, 2020.

BLÄSING, Bettina; CALVO-MERINO, Beatriz; CROSS, Emily; JOLA, Corinne; HONISCH, Juliane; STEVENS, Catherine. Neurocognitive control in dance perception and performance. Acta psychologica, v. 139, n. 2, p. 300-308, fev. 2012.

DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo…” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 31-57, dez. 2005.

DESGRANGES, Flávio. Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço. In: DESGRANGES, Flávio. Caminho das Artes: a arte fazendo escola. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2005.

DUDUDE. Ela sentou na cadeira. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2019.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Técnica. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O Dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: GINOT, Isabelle; MICHEL, Marcelle. La danse au XXème siècle. Paris: Bordas, 1995. Tradução: Silvia Soter.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O Sistema Laban/Bartenieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

LESSA, Helena Thofehrn; ALLEMAND, Débora Souto. Mais do mesmo ou mais do diferente? Reflexões sobre a apreciação em dança na contemporaneidade. In: Anais 3 do Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, 2018.

LOUPPE, Laurence. A poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MADUREIRA, José Rafael. O modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick no contexto de ensino de dança. Repertório, Salvador, ano 22, n. 33, p. 137-157, 2019.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU, 1974.

MESQUITA, Kamila; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado; SOARES, Marília Vieira. Improvisação em dança a partir de vivências no sistema de gong fu louva-a-deus. Revista Cultura Oriental, João Pessoa, v. 01, n. 02, p. 31-43, 2014.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

RIZZOLATTI, Giacomo; FADIGA, Luciano; GALLESE, Vittorio; FOGASSI, Leonardo. Premotor cortex and the recognition of motor actions. Cognitive Brain Research, v. 03, n. 02, p. 131-141, mar. 1996.

ROSSETO, Robson; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. Improvisação a partir de técnicas do sistema de gongfu louva-a-deus como espaço para a investigação corpóreo-estética do artista da cena. Revista Moringa – Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 6, n. 2, p. 79-93, 2015.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

Publié-e

2022-09-01

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão