A Subárea Pedagógica na Pós-Graduação em Educação Física: Uma Revisão Sistemática
Résumé
Este trabalho é uma Revisão Sistemática (RS) que visa analisar até que ponto a subárea pedagógica aparece e como é retratada no contexto da pós-graduação (PG) Stricto Sensu em Educação Física (EF). Foram seguidas as etapas estabelecidas por Gomes e Caminha (2014). A partir das combinações e filtros aplicados, foram quantificados n=1.276 trabalhos. Posteriormente, conforme critérios de inclusão, obteve-se uma amostra final de n=13. A análise dos artigos permitiu identificar três eixos temáticos: Produtos da PG, Programas de PG e Subárea Pedagógica. Detectou-se predominância da vertente biodinâmica no campo científico da EF, em virtude dos seguintes fatores: período de criação dos cursos de Mestrado e Doutorado; políticas de avaliação da CAPES; acúmulo de capital científico na vertente biodinâmica. Ao analisar a subárea pedagógica na PG em EF, nota-se dificuldade em ganhar espaço no campo científico da área. Além disso, poucos artigos estavam ligados à subárea pedagógica e nenhum tratava especificamente da Educação Física Escolar ou sobre os impactos na licenciatura. Apesar das dificuldades relatadas, a subárea pedagógica segue na busca de valorização e consolidação, em sua especificidade. É fundamental conhecer como a subárea pedagógica se desenvolve, pois a eventual desvalorização pode impactar na formação em nível de graduação da área.Téléchargements
Publié-e
2022-12-30
Numéro
Rubrique
Artigos