ASPECTOS FÍSICO-TÉCNICOS, ESPIRITUAIS E LÚDICOS NO CONTEXTO DO JIU-JITSU BRASILEIRO
Mots-clés :
Jiu-Jitsu Brasileiro, Ensino, Espiritualidade, Jogo,Résumé
INTRODUÇÃO: Este relato de experiência objetiva expor um conjunto de jogos marciais e discutir a potência físico-técnica, lúdica e espiritual do Jiu-Jitsu brasileiro. MÉTODO: Trata-se de um trabalho teórico que aborda a dimensão espiritual e pedagógica do Jiu-Jitsu brasileiro. Para isso, baseia-se na literatura e também na experiência empírica com o ensino de jogos marciais. DESENVOLVIMENTO: O Jiu-Jitsu brasileiro possui íntima relação com a eficiência técnico combativa, o que pode inibir uma abordagem espiritual e lúdica desta prática. CONCLUSÃO: Ainda sim, pode surgir no contexto desta arte marcial nipo-brasileira uma forma de espiritualidade através dos rituais de sacralidade e da relação especial entre mestre e aprendizes. E o jogo pode contribuir para uma abordagem pedagógica mais ampla e prazerosa desta prática marcial.
Références
BIZZAR. Kauê. A história do Jiu-Jitsu brasileiro: do jujutsu ao jiu-jitsu. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2017.
BREDA, Mauro Eduardo de Jesus Gonçalves; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.
CAMPOS, Luiz Antônio Silva. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Várzea Paulista: Fontoura, 2015.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.
FREITAS NETO, Geraldo Ferreira de. Princípios Técnicos e Pedagógicos do Jiu-Jitsu. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.
GIACÓIA Jr., Oswaldo. Pequeno dicionário de filosofia contemporânea. São Paulo: Publifolha, 2010.
GRACIE, Helio. Gracie Jiu-Jitsu. São Paulo: Saraiva, 2010.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2010.
LISE, Riqueldi Straub; CAPRARO, André Mendes. Primórdios do jiu-jitsu e dos confrontos intermodalidades no Brasil: contestando uma memória consolidada. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 40, n. 03, p. 318-324, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.003
RUFINO, Luis Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 02, p. 283-300, 2012. https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200011
SANTOS, Gilbert de Oliveira. O combate em contexto de arte e jogo: contribuições artísticas e lúdicas para o ensino da marcialidade. Ensino em Revista, v. 26, n. 03, p. 786-804, 2019. https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-8
SANTOS, Gilbert de Oliveira. Arte marcial, cinema e espiritualidade: corpo, pedagogia e ritualidade. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 01-17, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89718
SCHMIDT, Vagner Augusto de Oliveira; RIBAS, João Francisco Magno. A lógica interna das lutas corporais: implicações iniciais para o ensino-aprendizagem-treinamento do brazilian jiu-jitsu. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-19, 2020. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e60001