ANÁLISE QUALITATIVA E DE FREQUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS IDENTIFICADOS NA LITERATURA COMO PROPRIOCEPTIVOS, SENSORIOMOTORES, NEUROMUSCULARES, FUNCIONAIS E DE EQUIBÍBRIO

Auteurs

  • Isabelle da Nobrega Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Jéssica Meyas Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Luís Aureliano Imbiriba Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
  • Mariana Rodrigues Alves Correia Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
  • Sara Gonçalves Farias Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
  • Marco Antônio Cavalcanti Garcia Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ)
  • Sandro Sperandei Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Adriana Ribeiro Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2094-8443

Mots-clés :

Treinamento de equilíbrio, Treinamento proprioceptivo, Treinamento funcional, Treinamento sensoriomotor, Treinamento neuromuscular

Résumé

Vários termos remetem ao treinamento do controle postural. O objetivo deste trabalho foi analisar os exercícios englobados por tais termos. Foram analisados 423 artigos originais da base de dados Scopus, publicados até 2013, contendo os termos de interesse no título ou palavras-chave. Os termos, do mais para o menos frequente, foram: Balance training/exercise (50%), Functional training/exercise (24%), Neuromuscular training/exercise (16%), Sensorimotor training/exercise (8%) e proprioceptive training/exercise (6%). Esses termos foram usados como sinônimos, ora remetendo ao treinamento do controle postural, ora a exercícios muito distantes desse objetivo. A variedade de exercícios englobados por cada termo foi enorme. Evidencia-se a necessidade de um amplo debate conceitual.

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Publiée

2018-12-27

Numéro

Rubrique

Artigos