AS MULHERES RURAIS E A TRÍADE DAS CONDIÇÕES DE LAZER: APRENDIZAGENS FÍSICO-ESPORTIVAS, OS ESPAÇOS E A PARIDADE DE CONDIÇÕES – “SE ELE JOGA, EU TAMBÉM JOGO”

Auteurs

  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Cauana Peyrot Conceição Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mots-clés :

Mulheres Rurais. Lazer. Práticas físico-esportivas.

Résumé

Este artigo desmembra-se de um projeto de pesquisa desenvolvido entre 2013 e 2015, o qual estudou as experiências de lazer de 223 mulheres rurais de seis assentamentos rurais. Analisando as atividades de lazer desse conjunto de mulheres, localizamos um grupo de 19 mulheres (8,5%) que afirmam vivenciar as atividades físico-esportivas mobilizadas a partir das simbologias do futebol e do futsal. Desse modo, questionamos: quais as condições que possibilitaram que esse grupo de mulheres rurais engendrassem em suas vidas o lazer físico-esportivo? Os dados foram produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com as 19 mulheres e analisados por meio da estratégia da análise do discurso. Os resultados indicam algumas condições de possibilidades, tais como: que essas mulheres têm uma prática físico-esportiva de domínio básico do futebol/futsal constituída a partir do que chamamos de pontos de apoio, ou seja, as aulas de Educação Física escolar e o grupo de pares quando acampadas/assentadas. Constatamos que a infraestrutura do espaço como o do ginásio esportivo nesse assentamento é fundamental para articulação do espaço de lazer. Essas mulheres concebem o lazer como um lugar de paridade das condições enunciativas do “se ele joga, eu também jogo”.

Bibliographies de l'auteur

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação UFGRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Cauana Peyrot Conceição, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda em Educação nas Ciências (Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda em Educação nas Ciências (Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

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Publiée

2019-08-05

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Artigos