EFEITO DOS MÉTODOS PIRÂMIDE CRESCENTE E PIRÂMIDE DECRESCENTE NO NÚMERO DE REPETIÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA
Mots-clés :
Exercícios de força, Sessão de treinamento, 1RM.Key words, Strength exercise, Training session, 1RM.Résumé
O objetivo do experimento foi comparar o método de pirâmide crescente e decrescente sobre o número total de repetições máximas (RM) em uma sessão de treinamento de força. Participaram 14 indivíduos (24,1 À 4,9 anos; 68,7 À 10,1 kg; 170,8 À 8,5 cm), com experiência em treinamento de força. Os dados foram coletados em quatro dias não consecutivos: Dias 1 e 2 - teste e re-teste de 1RM no exercício cadeira extensora (CE); Dias 3 e 4 - realização do protocolo de treinamento de pirâmide crescente ou decrescente, procedimentos no delineamento alternado foram utilizados para determinar a ordem de realização dos protocolos. Para a pirâmide crescente adotaram-se três séries com intensidade de 70, 80 e 90% de 1RM respectivamente, e para a pirâmide decrescente a ordem foi inversa, sendo o intervalo entre as séries, fixos em três minutos. O teste t pareado foi utilizado para verificar o número total de RM produzido em ambos protocolos experimentais (p<0,05). Não foi encontrada diferença entre as RM totais realizadas nos dois métodos de treinamento. Os dados indicam que os métodos pirâmide crescente e decrescente não apresentam efeitos agudos diferenciados sobre o número total de RM no exercício CE nas intensidades utilizadas neste experimento.EFFECT OF THE METHODS GROWING PYRAMID AND DECREASING PYRAMID ON THE NUMBER OF REPETITIONS IN THE STRENGTH TRAINING.
Abstract: The aim of this experiment was to verify the effect of the methods of growing and decreasing pyramid on the number of repetitions maximum (RM). The sample was composed by 14 subjects (24.1 À 4.9 years; 68.7 À 10.1 kg; 170.8 À 8.5 cm) experienced in strength training. The data were collected in four non consecutive days: Day 1 and 2 -- 1RM tests and re-test in leg extension (LE) exercise; Day 3 and 4 - accomplishment of the protocol of training of growing or decreasing pyramid, counter balanced cross-over design had been used to determine the accomplishment order of the protocols. For the growing pyramid three sets were adopted respectively with intensity of 70, 80 and 90% of 1RM, and for the decreasing pyramid the order was inverse, being the rest interval fixed in three minutes between sets. The Student paired t-test was used to verify the difference between the total numbers of RM produced in the experimental protocols. (p<0.05). It was not found differences between the total numbers of RM. The data indicate that the methods growing and decreasing pyramid do not present different acute effects on the total number of RM in the LE exercise.
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Publiée
2010-01-08
Numéro
Rubrique
Artigos