AS CONTRA FUNCIONALIDADES: a concepção de discentes sobre a Educação Física

Autores

  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)
  • Marcelo Moreira Antunes Universidade Gama Filho
  • Kamilla Ribeiro Nunes Costa Universidade Gama Filho
  • Cleyton Batista de Souza Universidade Gama Filho

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender as concepções de alunos sobre a educação física. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com aplicação de questionários em 123 alunos de duas escolas de Jacarepaguá. A partir dos dados verificamos que um número significativo de alunos afirma não frequentar as aulas de educação física, embora apontem gostar das aulas. O esporte aparece como atividade que mais gostam e ao mesmo tempo como a que menos gostam. A possibilidade de sair de sala, conversar e ter um tempo livre foram indicados como um ponto positivo das aulas de educação física no cotidiano escolar. Ao final evidenciamos que a escola e a educação física estão encontrando novos dilemas e desafios que necessitam serem superados para dar respostas às estas novas demandas educacionais.

Palavras chave: educação física, concepção, discentes 

Biografia do Autor

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física (UGF)Docente da Universidade Federal do vale de São Francisco (UNIVASF)Coordenador do LECPE - Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos do Esporte

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Gama Filho

Doutor em Educação Física (Unicamp)

Kamilla Ribeiro Nunes Costa, Universidade Gama Filho

Graduada em Educação Física (UGF)

Cleyton Batista de Souza, Universidade Gama Filho

Graduado em Educação Física (UGF)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Artigos