As gerações profissionais do samba de gafieira: os intuitivos, os profissionais e a nova geração

Auteurs

Mots-clés :

dança de salão, samba de gafieira, profissionais, Rio de Janeiro

Résumé

Este trabalho busca entender como as diferentes gerações de profissionais do samba de gafieira dialogam, principalmente em relação às técnicas corporais. O recorte da pesquisa é a cidade do Rio de Janeiro nos anos 2018 e 2019. Para isso utilizamos o suporte teórico de Mauss (2003), no que tange às técnicas do corpo e a concepção de mundo da arte de Becker (2010) para se referir à comunidade investigada. Os métodos utilizados foram a entrevista e a observação participante. Em trabalhos anteriores duas gerações de profissionais já haviam sido identificadas, chamadas comumente de intuitivos e profissionais, identificamos que vem se delineando um novo grupo que se denomina de nova geração, que é composta por indivíduos jovens que aliam o uso acentuado das redes sociais a melhorias no processo de profissionalização.

Bibliographies de l'auteur

Aline dos Santos Paixão, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer da UFMG. Mestre em História, Política e Bens Culturais pela Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ (2020). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2007), atuou por mais de quinze anos como professora de danças de salão. Integrante dos grupos de pesquisa Edudança, sob a coordenação da Profª Dra. Elisângela Chaves (UFMG) e do grupo de pesquisa Memória e História da Dança, sob coordenação do Profº Dr. Rafael Guarato (UFG). Interesses de pesquisa em história da dança de salão brasileira e história das corporalidades, danças e formas de lazer populares.

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

Références

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2005

BECKER, H. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010

BOURCIER, P. História da dança no Ocidente (tradução: Marina Appenzeller). 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001

EFEGÊ, J. Maxixe, a Dança Excomungada. 2ª. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009 [1974]

GIL, G. O drama do Futebol-Arte: o debate sobre a seleção nos anos 70. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.25, p. 100-109, 1994

GUARATO, R. Por um conceito de “danças populares”. Dança, Salvador, v.3, n.1, p.61-74, jan/jul 2014

LOPES, N. & SIMAS, L. Dicionário da História Social do Samba. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015

MASSENA, M. A Sedução do Brasileiro: um estudo antropológico sobre a dança de salão. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Rio de Janeiro: PPGSA/IFCS-UFRJ, 2006

MAUSS, M. As técnicas do corpo. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003

PERNA, M. A. Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: O Autor, 2001

SANDRONI, C. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001

SÃO JOSÉ, A. M. Samba de Gafieira: corpos em contato na cena social carioca. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Salvador: PPGAC/UFBA, 2005

SOUZA, M. I. G. Espaços de dança de salão no cenário urbano da cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporânea. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010

TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art Editora, 1986

VEIGA, F. B. “O ambiente exige respeito”: etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia). Niterói, RJ: PPGA/UFF, 2011

Téléchargements

Publiée

2023-03-08

Numéro

Rubrique

Artigos