FORMAÇÃO MULTICULTURAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES DO NOVO MILÊNIO

Autori

  • Rita de Cassia de Oliveira e Silva
  • Ricardo de Souza Janoario
  • Ana Canen

Parole chiave:

Educação Física. Multiculturalismo..Formação de Professores. Potenciais Multiculturais. Keywords, Physical Education. Multiculturalism. Teacher's training. Multicultural Potentials.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo investigar como a formação de professores de Educação Física tem sido tratada nas teses e dissertações deste novo milênio e se estas pesquisas apresentam enfoque multicultural. Utilizamos como fonte o Banco de Teses do site da Capes. A Análise Documental foi utilizada como instrumento de coleta de dados uma vez que este tipo de análise busca identificar informações factuais nos documentos a partir de questões ou hipóteses, de interesse. Foram encontrados vinte e cinco trabalhos nos quais detectamos “potenciais multiculturais”. Concluímos nossa pesquisa identificando que embora a maioria dos autores das teses e dissertações não tenha elegido a perspectiva multicultural como foco de seus estudos e que apenas três deles tenham citado este termo, as preocupações ditas “potencialmente multiculturais” estiveram presentes nos temas investigados pelos pesquisadores.


MULTICULTURAL PREPARATION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: THE NEW MILLENNIUM ACADEMIC PRODUCTION


Abstract: The present article aims to investigate how Physical Education Teacher's formation has been treated in essays and dissertations in this new millennium and if those researches are able to depict multicultural focus. We used Capes Data Thesis site as source. The documental analysis was applied as data collect instrument, since this kind of analysis is intended to identifying factual information in documents from questions and hypothesis that concern us. Twenty five works were found and “multicultural aspects” were detected. Thus, our research ended up identifying that most part of the authors of these essays and dissertations has not elected a multicultural perspective as the focus of their studies and only three of them have mentioned this term; the worries considered “potentially multicultural” were inserted in the themes investigated by the researchers.

Biografie autore

Rita de Cassia de Oliveira e Silva

Mestranda em Educação-PPGE UFRJ

Ricardo de Souza Janoario

Mestrando em Educação-PPGE UFRJ

Ana Canen

PhD em Educação, Docente do programa de pós-graduação em Educação PPGE-UFRJ

##submission.downloads##

Pubblicato

2010-03-04

Fascicolo

Sezione

Artigos