Formação de treinadores de judô para o trabalho junto de pessoas com deficiência visual
Palavras-chave:
Paralímpico, Artes Marciais, Judô, Pessoas com deficiência visual.Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a formação de professores de judô para a atuação junto de pessoas com deficiência visual. A pesquisa caracterizou-se como descritiva-qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 85 professores de judô. Os resultados demonstraram que apenas 25 professores possuem a formação ideal (graduação em Educação Física e também faixa preta 3º Dan no judô). Ainda, apenas 34,11% afirmaram que se sentem preparados para ministrar aulas de judô para pessoas com DV, sendo que os demais justificaram a necessidade de conhecer as características da deficiência e a falta de conhecimento do esporte. Com isso, espera-se que maiores investimentos sejam feitos no âmbito da formação de professores e técnicos de judô.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
CARDOSO, V.D. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Rev. bras. ciênc. esporte., 2011; 31 (2): 529-39.
CARVALHO, M.C.G.A.; DRIGO, A.J. O judô dentro do contexto da regulamentação da Educação Física. EFDeportes - Revista Digital, 2007. 11 (106): 1-10.
CAVAZANI, R.N.; CESANA, J.; SILVA, L.H.; CRESSONI, F.E.C.; TAVARES JUNIOR, A.C.; ARANHA, A.C.M. O técnico de judô: um estudo comparativo após 10 anos da regulamentação da Educação Física. Rev. bras. ciênc. mov., 2013; 21 (3): p. 105-17.
CERQUEIRA, D.; GOMES, M.S.P.; ALMEIDA, J.J.G. Judô. In: WINCKLER, C. Esporte Paralímpico. São Paulo: Atheneu, 2012. p.161-8.
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO [homepage na internet]. Esportes: Judô. [acesso em 18 jan 2019]. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/Esportes. Acesso em 26 jan. 2019.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO [homepage na internet]. Modalidades: Judô. [acesso em 20 fev 2019]. Disponível em: http://www.cpb.org.br/modalidades/judo/. Acesso em: 26 jan. 2019.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS [homepage na internet]. Jogos Paralímpicos Rio 2016. [Acesso em 15 jan. 2019]. Disponível em: http://cbdv.org.br/evento/jogos-paralimpicos-rio-2016-1.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ [homepage na internet]. Judô. [acesso em 15 fev 2019]. Disponível em: http: www.cbj.com.br.
CONFEF. Resolução nº 046/2020 de 18 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre a intervenção do Profissional de Educação Física e respectivas competências e define os seus campos de atuação profissional. 18 fev 2002.
DRIGO, A.J.; SOUZA NETO, S.; CESANA, J.; GOMES TOJAL, J. B. A. Artes marciais, formação profissional e escolas de ofício: Análise documental do judô brasileiro. Motricidade, 2011; 7 (4): 49-62.
FRANCHINI, E. Judô. 1. ed. São Paulo: Odysseus Editora; 2008.
GOMES, M.S.P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Campinas. Dissertação [Mestrado em Educação Física] - Faculdade de Educação Física da Unicamp, 2008.
GOMES, F.R.F.; COUTINHO, F.C.M.; SUZUKI, F.S.; MASSA, M. Influência da formação em Educação Física em professores de judô. Science in Health, 2013; 4 (1): 26-44.
GOMES, M.S.P.; MORATO, M.P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J.J.G. Ensino das Lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento (Porto Alegre), 2010; 16 (2): p. 207-27.
GOMES, M.S.P.; MORATO, M.P.; ALMEIDA, J.J.G. Judô paraolímpico: comparações e reFlexões sobre as realidades de diferentes seleções femininas. Conexões, 2011; 9 (2): p. 85-109.
HARNISCH, G.S.; STORCH, J.A.; BREDARIOL, B.; ALMEIDA, J.J.G.; BORELLA, D.R.; FRANK, R. Práticas pedagógicas utilizados por professores de judô no ensino de crianças com deficiência visual. ConScientiae Saúde, 2014; 13 (1): p.52-5.
MANOEL, E.J. Formação de professores: a necessidade da experiência, a experiência da complementaridade. In: Gimenez M, Souza MT. Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista: Fontoura; 2011. p. 99-126.
MESQUITA, C. Judô – da reflexão à competição: o caminho suave. 1. Ed. Rio de Janeiro: Interciência; 2004.
MIARKA, B.; INTERDONATO, G.C.; GREGUOL, M.; FRANCHINI, E. Paraolimpismo, judô adaptado e suas precondições de Convivência. Hórus, 2011; 5 (1): p. 251-61.
MOLARI, M.; TOLEDO, Z. Formação Profissional em lutas. In: GAIO, R., SEABRA JUNIOR, L., DESLADO, L.A. Formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista: Fontoura; 2013. p. 263-75.
OLIVIO JUNIOR, J.Á.; DRIGO, A.J. Pedagogia Complexa do Judô: um manual para treinadores de equipes de base. 1. ed. Leme: Mundo Jurídico; 2015.
RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Educação Física e inclusão: desafios para a formação de professores. In: GAIO, R.; SEABRA JUNIOR, L.; DESLADO, L.A. Formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista: Fontoura; 2013. p. 75-96.
SILVA, J.C.; BRANDÃO, M.R.F.; BRAGANÇA, J.R.; MAGNANI, A.I.G.P.; POLITO, L.F.; ZANETTI, M. Implicações psicológicas das lesões em atletas de judô paralímpico com deficiência visual. Psicol. estud., 2015; 20 (3): p. 399-409.
SILVA, O.O.N. Formação Profissional em Educação Física no Brasil – história, conflitos e possibilidades. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial; 2015.
TAVARES JUNIOR, A.C.; DRIGO, A.J. Percepção sobre a importância da formação profissional por treinadores de judô de elite. Caderno de Educação Física e Esporte, 2018; 16 (1): p. 13-20.
TAVARES JUNIOR, A.C.; SILVA, L.H.; DRIGO, A.J. Judô: da origem à esportivização e sua atual relevância para o cenário esportivo brasileiro. Hominum, 2014; 3 (16): p 7-22.
TEODORO, C.M. Esporte adaptado de alto rendimento praticado por pessoas com deficiência: relatos de atletas paraolímpicos. São Paulo. Dissertação [Mestrado em Psicologia] - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed; 2012.