AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Tamires Alvarado de Freitas Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro.
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)
  • Alexander Klein Tahara Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

Resumo

O objetivo desse estudo qualitativo foi analisar a implementação de um programa de práticas corporais de aventura (PCAs) nas aulas de Educação Física em uma escola. Avaliou-se as opiniões do professor de Educação Física e dos seus alunos envolvidos no processo, por meio de entrevista semiestruturada e questionário aberto, respectivamente. Os resultados demonstram que o processo foi importante por apresentar um novo conteúdo possível de ser desenvolvido nas aulas, uma vez que os alunos e o professor comentaram que desconheciam até então as PCA, mas ao mesmo tempo mostraram-se bastante motivados. Como dificuldades, os participantes salientaram a escassez de materiais na escola e falta de espaço físico adequado para a execução das práticas, mas consideram que as PCAs apresentam possibilidades de inserção no contexto escolar, mesmo que  de maneira adaptada, por ser uma manifestação que faz parte da cultura corporal de movimento. Concluiu-se que o processo permitiu uma ampliação de conteúdos desenvolvidos nas aulas e  oportunizou vivências significativas que, ao serem democratizadas, podem tornar outros processos semelhantes igualmente significativos.

 

Palavras-chave: Educação Física escolar. Conteúdos curriculares. Práticas Corporais de Aventura.

Biografia do Autor

Tamires Alvarado de Freitas, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro.

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Univerdade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Campus de Rio Claro.

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro) e Doutorando em Ciências da Motricidade pela mesma Instituição.

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus/BA e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro).

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro) e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro).

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Publicado

2016-06-07

Edição

Seção

Artigos