"Alunos, leitores e cidadãos: apontamentos sobre a formação dos alunos do Colégio Pedro II no Império (1837-1854)"
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSIS, Machado de. Conto de escola. Publicado originalmente em Várias Histórias (1896).
In: Contos. São Paulo: Ática, 2006.
BARMAN, Roderick J. Brazil: the forging of a nation, 1798-1852. Stanford: Stanford
University Press, 1988.
BORDIEU, Pierre. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger
Chartier. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane
Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CHARTIER, Roger. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger
Chartier. In : CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane
Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001a.
__________. Prefácio. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução
de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001b.
CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. O Imperial Collégio de Pedro II e o ensino
secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
Discurso inaugural do ex-aluno Oswaldo Pereira D´Aguiar Baptista, membro do Conselho
Deliberativo da Associação (12/10/1950). In: Anuário do Colégio Pedro II (1949-1950).
Vol. XV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Cultura, 1954.
FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. Palácios de destinos cruzados:
bibliotecas, homens e livros no Rio de Janeiro, 1870-1920. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In CHARTIER; PAINE
(prgs.). Práticas de leitura, Tradução de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação
Liberdade, 2001.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto
Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos
Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988, pp. 5-27.
HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Império brasileiro. São
Paulo: Editora da USP / Editorial Grijalbo, 1972.
HÉBRARD, Jean. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de
vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura.
Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo: Fapesp, 1999.
_________. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler? In:
CHARTIER, Roger; PAIRE, Alain (org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane
Nascimento. 2ª Ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
IBGE. Estatística populacional / Censo histórico de 1872. Disponível em
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censohistorico/1550_1870.shtm. Acesso
em 20 de agosto de 2011.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1987.
MATTOS, Selma Rinaldi. O Brasil em Lições: a História como disciplina escolar em
Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Access, 2000.
MORAES SILVA, Antonio de. Diccionário da Língua Portugueza. 5ª Ed. Lisboa:
Typographia de Antonio José da Rocha, 1844. 2v.
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. A história para uso da mocidade brasileira. In:
CARVALHO, José Murilo (org.). Nação e Cidadania no Império: novos horizontes. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
Os bacharéis em Lettras pelo Imperial Collégio de Pedro II e Gymnásio Nacional. Publicação
organizada por alguns Bacharéis em letras. RJ: Typografia do Jornal do Comércio, de
Rodrigues & Comp., 1897.
Regulamento N. 8 – De 31 de Janeiro de 1838. In: DOBBERT, Franz, et. alli. (org.).
INTERNATO – Órgão dos antigos alunos do internato do Collégio Pedro II. Vol. 3, ano
III. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, Rodrigues & CIA, 1953.
Relatórios do Ministério do Império, 1850 - 1855. Disponíveis em:
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/hartness/imperio.html
SCHAPOCHNIK, Nelson. Das ficções do arquivo: ordem dos livros e práticas de leitura na
biblioteca pública da Corte Imperial. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história
da leitura. Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo:
Fapesp, 1999.
VIANNA, Glória. Leitores e livros no Imperial Colégio de Pedro II. In: Caminhos do
Romance – Brasil, séculos XVIII e XIX, IEL/Unicamp, 2006. Disponível em
http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/estudos/abralic/leitores_livros.doc. Acesso
em 20 de agosto de 2011
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ars Historica - Instituto de História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Largo de São Francisco de Paula, no 1, Sala 205 – Centro, Rio de Janeiro – Brasil, CEP 30051-070.
Redes sociais:
- https://www.facebook.com/RevistaArsHistorica
- https://www.instagram.com/revistaarshistorica/
Contato:
- revistaarshistorica@gmail.com