"Alunos, leitores e cidadãos: apontamentos sobre a formação dos alunos do Colégio Pedro II no Império (1837-1854)"

Autores

  • Carlos Eduardo Dias Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Nação, educação, Colégio Pedro II,

Resumo

Como formar uma nação? Muito além de questões de política externa ou de economia, fez-se necessário criar mecanismos de identificação e pensar em formas de se consolidar tais imagens entre seus membros. Neste sentido, a escola ganhou papel de destaque ao favorecer, via leituras oferecidas e devido ao espaço de socialização que formava, o processo de construção das nações ocidentais no século XIX. Neste trabalho analisaremos tal construção por meio do Colégio Pedro II, peça exemplar nesse processo no caso brasileiro. Educavam-se, por meio do ensino naquele colégio, os futuros cidadãos ativos do Império em construção para que os mesmos se sentissem brasileiros

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Dias Souza, Universidade de São Paulo

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, professor substituto do Instituto de História da UFRJ e tutor do curso semipresencial em História da Unirio.

Referências

ASSIS, Machado de. Conto de escola. Publicado originalmente em Várias Histórias (1896).

In: Contos. São Paulo: Ática, 2006.

BARMAN, Roderick J. Brazil: the forging of a nation, 1798-1852. Stanford: Stanford

University Press, 1988.

BORDIEU, Pierre. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger

Chartier. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHARTIER, Roger. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger

Chartier. In : CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001a.

__________. Prefácio. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução

de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001b.

CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. O Imperial Collégio de Pedro II e o ensino

secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

Discurso inaugural do ex-aluno Oswaldo Pereira D´Aguiar Baptista, membro do Conselho

Deliberativo da Associação (12/10/1950). In: Anuário do Colégio Pedro II (1949-1950).

Vol. XV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Cultura, 1954.

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. Palácios de destinos cruzados:

bibliotecas, homens e livros no Rio de Janeiro, 1870-1920. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In CHARTIER; PAINE

(prgs.). Práticas de leitura, Tradução de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação

Liberdade, 2001.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto

Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos

Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988, pp. 5-27.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Império brasileiro. São

Paulo: Editora da USP / Editorial Grijalbo, 1972.

HÉBRARD, Jean. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de

vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura.

Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo: Fapesp, 1999.

_________. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler? In:

CHARTIER, Roger; PAIRE, Alain (org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2ª Ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

IBGE. Estatística populacional / Censo histórico de 1872. Disponível em

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censohistorico/1550_1870.shtm. Acesso

em 20 de agosto de 2011.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1987.

MATTOS, Selma Rinaldi. O Brasil em Lições: a História como disciplina escolar em

Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Access, 2000.

MORAES SILVA, Antonio de. Diccionário da Língua Portugueza. 5ª Ed. Lisboa:

Typographia de Antonio José da Rocha, 1844. 2v.

NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. A história para uso da mocidade brasileira. In:

CARVALHO, José Murilo (org.). Nação e Cidadania no Império: novos horizontes. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Os bacharéis em Lettras pelo Imperial Collégio de Pedro II e Gymnásio Nacional. Publicação

organizada por alguns Bacharéis em letras. RJ: Typografia do Jornal do Comércio, de

Rodrigues & Comp., 1897.

Regulamento N. 8 – De 31 de Janeiro de 1838. In: DOBBERT, Franz, et. alli. (org.).

INTERNATO – Órgão dos antigos alunos do internato do Collégio Pedro II. Vol. 3, ano

III. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, Rodrigues & CIA, 1953.

Relatórios do Ministério do Império, 1850 - 1855. Disponíveis em:

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/hartness/imperio.html

SCHAPOCHNIK, Nelson. Das ficções do arquivo: ordem dos livros e práticas de leitura na

biblioteca pública da Corte Imperial. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história

da leitura. Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo:

Fapesp, 1999.

VIANNA, Glória. Leitores e livros no Imperial Colégio de Pedro II. In: Caminhos do

Romance – Brasil, séculos XVIII e XIX, IEL/Unicamp, 2006. Disponível em

http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/estudos/abralic/leitores_livros.doc. Acesso

em 20 de agosto de 2011

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres