"Alunos, leitores e cidadãos: apontamentos sobre a formação dos alunos do Colégio Pedro II no Império (1837-1854)"

Auteurs

  • Carlos Eduardo Dias Souza Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Nação, educação, Colégio Pedro II,

Résumé

Como formar uma nação? Muito além de questões de política externa ou de economia, fez-se necessário criar mecanismos de identificação e pensar em formas de se consolidar tais imagens entre seus membros. Neste sentido, a escola ganhou papel de destaque ao favorecer, via leituras oferecidas e devido ao espaço de socialização que formava, o processo de construção das nações ocidentais no século XIX. Neste trabalho analisaremos tal construção por meio do Colégio Pedro II, peça exemplar nesse processo no caso brasileiro. Educavam-se, por meio do ensino naquele colégio, os futuros cidadãos ativos do Império em construção para que os mesmos se sentissem brasileiros

Biographie de l'auteur

Carlos Eduardo Dias Souza, Universidade de São Paulo

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, professor substituto do Instituto de História da UFRJ e tutor do curso semipresencial em História da Unirio.

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Publiée

2021-07-21

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Rubrique

Artigos Livres