"Alunos, leitores e cidadãos: apontamentos sobre a formação dos alunos do Colégio Pedro II no Império (1837-1854)"

Auteurs-es

  • Carlos Eduardo Dias Souza Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Nação, educação, Colégio Pedro II,

Résumé

Como formar uma nação? Muito além de questões de política externa ou de economia, fez-se necessário criar mecanismos de identificação e pensar em formas de se consolidar tais imagens entre seus membros. Neste sentido, a escola ganhou papel de destaque ao favorecer, via leituras oferecidas e devido ao espaço de socialização que formava, o processo de construção das nações ocidentais no século XIX. Neste trabalho analisaremos tal construção por meio do Colégio Pedro II, peça exemplar nesse processo no caso brasileiro. Educavam-se, por meio do ensino naquele colégio, os futuros cidadãos ativos do Império em construção para que os mesmos se sentissem brasileiros

Biographie de l'auteur-e

Carlos Eduardo Dias Souza, Universidade de São Paulo

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, professor substituto do Instituto de História da UFRJ e tutor do curso semipresencial em História da Unirio.

Références

ASSIS, Machado de. Conto de escola. Publicado originalmente em Várias Histórias (1896).

In: Contos. São Paulo: Ática, 2006.

BARMAN, Roderick J. Brazil: the forging of a nation, 1798-1852. Stanford: Stanford

University Press, 1988.

BORDIEU, Pierre. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger

Chartier. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHARTIER, Roger. A leitura como prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger

Chartier. In : CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001a.

__________. Prefácio. In: CHARTIER, Roger; PAIRE, Alan. Práticas de leitura. Tradução

de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001b.

CUNHA JÚNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. O Imperial Collégio de Pedro II e o ensino

secundário da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

Discurso inaugural do ex-aluno Oswaldo Pereira D´Aguiar Baptista, membro do Conselho

Deliberativo da Associação (12/10/1950). In: Anuário do Colégio Pedro II (1949-1950).

Vol. XV. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Cultura, 1954.

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. Palácios de destinos cruzados:

bibliotecas, homens e livros no Rio de Janeiro, 1870-1920. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In CHARTIER; PAINE

(prgs.). Práticas de leitura, Tradução de Cristiane Nascimento. 2º ed. São Paulo: Estação

Liberdade, 2001.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto

Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos

Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988, pp. 5-27.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Império brasileiro. São

Paulo: Editora da USP / Editorial Grijalbo, 1972.

HÉBRARD, Jean. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de

vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura.

Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo: Fapesp, 1999.

_________. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler? In:

CHARTIER, Roger; PAIRE, Alain (org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane

Nascimento. 2ª Ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

IBGE. Estatística populacional / Censo histórico de 1872. Disponível em

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censohistorico/1550_1870.shtm. Acesso

em 20 de agosto de 2011.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1987.

MATTOS, Selma Rinaldi. O Brasil em Lições: a História como disciplina escolar em

Joaquim Manuel de Macedo. Rio de Janeiro: Access, 2000.

MORAES SILVA, Antonio de. Diccionário da Língua Portugueza. 5ª Ed. Lisboa:

Typographia de Antonio José da Rocha, 1844. 2v.

NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. A história para uso da mocidade brasileira. In:

CARVALHO, José Murilo (org.). Nação e Cidadania no Império: novos horizontes. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Os bacharéis em Lettras pelo Imperial Collégio de Pedro II e Gymnásio Nacional. Publicação

organizada por alguns Bacharéis em letras. RJ: Typografia do Jornal do Comércio, de

Rodrigues & Comp., 1897.

Regulamento N. 8 – De 31 de Janeiro de 1838. In: DOBBERT, Franz, et. alli. (org.).

INTERNATO – Órgão dos antigos alunos do internato do Collégio Pedro II. Vol. 3, ano

III. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, Rodrigues & CIA, 1953.

Relatórios do Ministério do Império, 1850 - 1855. Disponíveis em:

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/hartness/imperio.html

SCHAPOCHNIK, Nelson. Das ficções do arquivo: ordem dos livros e práticas de leitura na

biblioteca pública da Corte Imperial. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história

da leitura. Campinas: Mercado das Letras, Associação de Leitura do Brasil, São Paulo:

Fapesp, 1999.

VIANNA, Glória. Leitores e livros no Imperial Colégio de Pedro II. In: Caminhos do

Romance – Brasil, séculos XVIII e XIX, IEL/Unicamp, 2006. Disponível em

http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/estudos/abralic/leitores_livros.doc. Acesso

em 20 de agosto de 2011

Téléchargements

Publié-e

2021-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos Livres