TABU E TARJA: A AÇÃO DA CENSURA FEDERAL À PORNOCHANCHADA NOS ANOS 1970
Schlagworte:
Cinema, Censura, Pornochanchada,Abstract
Este artigo discorre sobre as práticas da Censura Federal na interdição de comédias eróticas na década de 1970, popularmente conhecidas como pornochanchadas, bem como o papel da imprensa e de segmentos da sociedade civil em críticas, embates e iniciativas de proibição e vetos aos filmes considerados obscenos e transgressores do padrão de moralidade aceito e defendido por setores conservadores e obscurantistas. A partir da análise documental de processos de censura do extinto Departamento de Censura a Diversões Públicas e de críticas cinematográficas publicadas na imprensa, o artigo revela os conflitos de classe e os estranhamentos políticos e estéticos destes setores com um cinema popular que conquistou o mercado cinematográfico em São Paulo e de grande aceitação do público.Literaturhinweise
Livros
ABREU, Nuno César. Boca do lixo: Cinema e classes populares. São Paulo: Unicamp, 2006.
BERNARDET, Jean Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Cia
das Letras, 2009.
Parecer no 15764/74 - cinema / trailer. 30/05/1974. Arquivo Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema
Brasileiro 1964-1988, disponível em <http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 13 de fevereiro de 2016).
BERNARDET, Jean Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo:
Annablume, 2003.
CAPUZZO, Heitor (org.). O cinema segundo a crítica paulista. São Paulo: Nova Stella, 1986.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Projeto História. Revista do
Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da Pontifícia
Universidade Católica São Paulo, n. 35, dez. 2007.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. Ecos da folia: uma história social do Carnaval carioca
entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio
de Janeiro: Graal, 1979.
KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988.
São Paulo: Boitempo, 2012.
LAMAS, Caio Túlio Padula. Boca do lixo: Erotismo, pornografia e poder no cinema paulista
durante a Ditadura Militar (1964-1985). Dissertação de Mestrado, defesa: 30 de setembro de
. ECA – USP. São Paulo, 2013.
RAMOS, José Mario Ortiz. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50, 60, 70. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1983.
SIMÕES, Inimá. Aspectos do cinema erótico paulista. Dissertação de Mestrado, ECA – USP.
São Paulo, 1984.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: A censura cinematográfica. São Paulo: Senac, 2012.
Periódicos
ANDRADE, Valério de. “Crítica – O Bordel”. O Globo, sem data. Arquivo Nacional, Projeto
Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível em
<http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
ANTONIO, Luís (1973). Rio de Janeiro - RJ. “Como é boa nossa empregada (e péssimo o nosso
cinema)” Diário de Notícias, 01 de junho. Arquivo Nacional, Projeto Memória da Censura no
Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível em <http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso
em 01 de novembro de 2016).
BITTENCOURT, Renato. “A viúva virgem – golpe baixo”. O Globo, 22 de abril de 1972.
Arquivo Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível
em <http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
MACIEL FILHO, Godofredo. “Sonhos denegridos”. Jornal do Brasil, 07 de fevereiro de 1980.
Arquivo Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível
em <http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
MONTEIRO, José Carlos. “Café na cama – requentado”. O Globo, 24 de abril de 1974. Arquivo
Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível em
<http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
REIS JÚNIOR, Antonio; LAMAS, Caio Túlio Padula. A censura ao cinema no Brasil e os
percalços de Os garotos virgens de Ipanema. Revista de comunicação Midiática – UNESP.
Vol. 8, No 1: jan./abr. 2013.
SILVA, Alberto. “Crítica – A viúva virgem”. Correio da Manhã, 22 de junho de 1972. Arquivo
Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível em
<http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
“Alta Prioridade”. Luta Democrática – Rio de Janeiro/RJ. 03 de março de 1972. Arquivo
Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível em
<http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
“Festival da estupidez paulista”. Tribuna da Imprensa, sem assinatura. 20 de março de 1979.
Arquivo Nacional, Projeto Memória da Censura no Cinema Brasileiro 1964-1988, disponível
em <http://www.memoriacinebr.com.br/> (Acesso em 01 de novembro de 2016).
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.