DESENHO DE SI: UMA ANÁLISE DE KÄTHE KOLLWITZ A PARTIR DA NOÇÃO DE BILDUNG

Autor/innen

  • Renata Dias Pinto Monteiro

Schlagworte:

História cultural, Arte, Bildung

Abstract

Inspirado no trabalho de Eliana de Simone (2004) sobre os autorretratos da gravurista alemã Käthe Kollwitz (1867 – 1914), o presente trabalho busca identificar possíveis tangenciamentos do conceito alemão de Bildung –desenvolvido por Reinhart Koselleck - com a vida e as obras da artista. Pela análise de seus diários, cartas e trabalhos, propõe-se que sua arte possibilite o exercício de sua autoformação, em diálogo constante com as questões sociais, e materializar seu espírito no mundo − na acepção de Georg Simmel − por meio desses objetos de cultura. Reinterpretando a proposta de Michel Foucault sobre os efeitos da escrita na moldagem do indivíduo, o trabalho defende que a prática artística seja para Kollwitz um desenho de si, que por meio de seus autorretratos ela construa a si no instante mesmo em que se representa.

Autor/innen-Biografie

Renata Dias Pinto Monteiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Veröffentlicht

2023-03-22