DESENHO DE SI: UMA ANÁLISE DE KÄTHE KOLLWITZ A PARTIR DA NOÇÃO DE BILDUNG

Auteurs-es

  • Renata Dias Pinto Monteiro

Mots-clés :

História cultural, Arte, Bildung

Résumé

Inspirado no trabalho de Eliana de Simone (2004) sobre os autorretratos da gravurista alemã Käthe Kollwitz (1867 – 1914), o presente trabalho busca identificar possíveis tangenciamentos do conceito alemão de Bildung –desenvolvido por Reinhart Koselleck - com a vida e as obras da artista. Pela análise de seus diários, cartas e trabalhos, propõe-se que sua arte possibilite o exercício de sua autoformação, em diálogo constante com as questões sociais, e materializar seu espírito no mundo − na acepção de Georg Simmel − por meio desses objetos de cultura. Reinterpretando a proposta de Michel Foucault sobre os efeitos da escrita na moldagem do indivíduo, o trabalho defende que a prática artística seja para Kollwitz um desenho de si, que por meio de seus autorretratos ela construa a si no instante mesmo em que se representa.

Biographie de l'auteur-e

Renata Dias Pinto Monteiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Références

DUARTE, Luiz Fernando. A pulsão romântica e as ciências humanas no Ocidente. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, p. 5–18, 2004.

FOUCAULT, Michel. A Escrita de Si. In: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 144–162.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: A História do Movimento Psicanalítico, Artigos sobre a Metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). [s.l.]: Imago, 1996, v. XIV, p. 139–153.

GUEUS, Raymond. Kultur, Bildung, Geist, History & Theory, vol. 25, n. 2, May 1996, p. 152-164

Klassik Stiftung Weimar. Simplicissimus 1896 bis 1944. Disponível em: <http://www.simplicissimus.info/index.php?id=5>. Acesso em: 12 out. 2021.

KOLLWITZ, Hans. The Diary and Letters of Kaethe Kollwitz. Illinois: Northwestern University Press, 1988.

KOSELLECK, Reinhart. História de conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

LUKÁCS, Gyorgy. Burguesia e l’art por l’art: Theodor Storm. In: A Alma e as formas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 99–128.

MORETTI, Franco. Romance de Formação. São Paulo: Todavia, 2020.

MOSSE, George. Fallen soldiers: reshaping the memory of the World Wars. New York: Oxford University Press, 1990.

MUSEUM KÖLN, Käthe Kollwitz. The Cologne Kollwitz Collection: The world’s largest Kollwitz collection. Disponível em: <https://www.kollwitz.de/en/>. Acesso em: 7 out. 2021.

PRELINGER, Elizabeth; COMINI, Alessandra; BACHERT, Hildegard. Käthe Kollwitz. Washington: National Gallery of Art, 1992.

SIMMEL, Georg. O conceito e a tragédia da cultura. Crítica Cultural, v. 9, n. 1, p. 145–162, 2014.

SIMONE, Eliana. Käthe Kollwitz. São Paulo: Edusp, 2004.

STAROBINSKI, Jean. A tinta da melancolia: uma história cultural da tristeza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

WINTER, Jay. Sites of Memory, Sites of Mourning: The Great War in European Cultural History. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2023-03-22