PERTO OU LONGE DE CASA? UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE ESCOLAS ENTRE AS CLASSES POPULARES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2011
Palabras clave:
Escolhas, escolas, responsáveis,Resumen
O objetivo do artigo é analisar os critérios e as estratégias de acesso utilizados pelos pais no processo de escolha das escolas. As escolas municipais do município do Rio de Janeiro se apresentam de forma heterogênea e estratificada. Analisar as escolhas nos permite pensar na distribuição dos alunos, e na reprodução ou manutenção de desigualdades educacionais. Durante as análises iniciais do material empírico, que é um conjunto de 51 entrevistas em profundidade, percebemos que há responsáveis justificando suas escolhas pela proximidade da escola com a residência. Há famílias que preferem matricular os filhos em escolas distantes de casa. Descreveremos e analisaremos narrativas apresentadas pelos familiares para justificar as escolhas. Indicamos que há uma série de classificações sobre espaço geográfico e espaço simbólico presente nas falas dos entrevistados, esse será o mote que orientará nossas reflexões.Citas
ALMEIDA, K.R.S. UPP's e educação – possíveis impactos da implantação das Unidades de
Polícia Pacificadora na segregação escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro,
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. Paris: 1986. In: AMADO, J.; FERREIRA, M.M. Usos
e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 1996.
_________________. Efeitos do Lugar - In BOURDIEU, P. (Org.) Miséria do Mundo.
Petrópolis: Vozes, 1997, pp.159 a 166.
COSTA, Marcio da; KOSLINSKI, Mariane Campelo. Quase-mercado oculto: disputa por
escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 41, n.
, Abril, 2011 . Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-
&lng=en&nrm=iso> acesso
em 15 Nov. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742011000100013.
COSTA. Marcio da; ROSISTOLATO Rodrigo; PRADO, Ana Pires do. “Talvez se eu tivesse
algum conhecimento...”: caminhos possíveis em um sistema educacional público e
estratificado. Interseções, Rio de Janeiro, UERJ, <http://www.epublicacoes.
uerj.br/ojs/index.php/intersecoes/article/view/5773/4193 > acesso em 15
Revista Ars Historica, ISSN 2178-244X, nº12, Jan/Jun 2016, p. 316-325 | www.ars.historia.ufrj.br 325
nov.2013.
COSTA. Marcio da; et. Al. Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e favores
pessoais - sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino. In:
a reunião anual da ANPED, 2012. Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e
projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. <
http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT14%20Trabalhos/GT14-
_int.pdf> acesso em 15 nov.2013.
MAUSS, Marcell. Ensaio sobre as variações sazonais das sociedades esquimós (1906),
Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify. 2008.
PRADO, Ana Pires do. ROSISTOLATO, Rodrigo. “Escolhas familiares e estratégias de acesso
a escolas municipais do Rio de Janeiro”. 36ª ANPOCS, 2012;
PRICHARD. Evans, Tempo e Espaço. Os Nuer, São Paulo: Perspectiva, 1979.
VAN ZANTEN, Agnes. A escolha dos outros: julgamentos, estratégias e segregações
escolares. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 26, n. 3, Dec. 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
&lng=en&nrm=iso>. Acesso
em 15 Nov. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.