A POLÍTICA PÚBLICA DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): IMPLICAÇÕES NA ESCOLHA E USOSO DO LIVRO PELO PROFESSOR
Mots-clés :
Política Pública do livro didático, Livro didático, Modos de uso, Práticas dos docentes.Résumé
O presente estudo investigou os modos de usos do livro didático de língua portuguesa a partir do processo escolha. Como procedimento metodológico, foi adotado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefreve e Lefreve (2005) por meio da análise de questionários respondidos por professores de cinco escolas da rede pública de ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa- PR. Tendo caráter qualitativo esta pesquisa teve como suporte teórico Chartier (2002, 2009), Batista e Val (2004), Geraldi (2006), Silva (1988,1993,1996) e Heller (1989). Constatou-se através da análise dos dados do material empírico, que as práticas de trabalho dos professores de língua portuguesa em sala de aula, estão ancoradas no livro didático, direta ou indiretamente, e daí parte a pluralidade dos usos. Verificou-se também, que há descompasso entre o que apregoam os documentos legais relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e o processo de escolha ocorrida nas escolas públicas da rede estadual de ensino. Cumpre destacar a partir desta investigação, que para melhoria da qualidade de ensino, é necessário dar espaço e tempo para discussão sobre a Política do livro didático, o papel que desempenha o Estado brasileiro em relação a parceria com as editoras privadas, bem como os usos do livro didático em escolas públicas.Références
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