A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA "MULHER MODERNA" NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO CINEMA E NA IMPRENSA
Mots-clés :
Mulher moderna, imprensa, feminismo, emancipação.Résumé
Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre a figura da “mulher moderna”, a noção de beleza, a luta pela emancipação feminina e a modernidade no início do século XX. Considerando que as mulheres da classe popular e da burguesia participaram de processos de transformação política, cultural e social, este artigo observa como as formas de representação da modernidade feminina foram construídas por meio de periódicos – revistas e jornais – e dos filmes produzidos nas três primeiras décadas do século XX. Nesse sentido, verificamos que esses objetos culturais foram elaborados com o intuito de mostrar as diversas interpretações desenvolvidas sobre o corpo da “mulher moderna”, seja como um corpo emancipado, livre e cheio de desejo ou como um instrumento destruidor de famílias e de tradições. Por fim, parte deste artigo preocupa-se em mostrar as representações de arquétipos femininos nas publicidades brasileiras e, de alguma forma, busca contribuir para a escrita da história das mulheres brasileiras.Références
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