O TEATRO NO BRASIL E O TEATRO BRASILEIRO DE COMÉDIA
Parole chiave:
História do Teatro, Pirandello e Teatro Brasileiro de ComédiaAbstract
Fundada em 1948 pelo imigrante italiano Franco Zampari o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) inovou na cena cultural paulista adotando um profissionalismo na companhia teatral que até então não era usual no Brasil. Fundada na cidade de São Paulo, que se tornava a essa época uma metrópole com grande potencial econômico, o TBC reuniu uma série de atores brasileiros de talento ímpar e diretores, cenógrafos, europeus, que deram uma nova marca ao Teatro do Brasil e ares de pioneirismo a companhia, que se dedicava a apresentar textos clássicos da dramaturgia e textos locais. Nesse artigo mostramos o surgimento do TBC e sua inserção na cena cultural paulista de meados do século XX.Riferimenti bibliografici
ANDRÉ, Carminda Mendes. Problemáticas da regulamentação profissional do artista de teatro.
In: Fênix: revista de história e estudos culturais. Jan/fev/mar/abril, 2011. Vol.8. Ano 08, nº
BERNARDES, Maria Elena. O estandarte glorioso da cidade: teatro municipal de São Paulo
(1911- 1938). Tese de doutorado. IFCH – Unicamp: Campinas, 2004.
GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho. Perspectiva: São Paulo, 1986.
MAGALDI, Sábato & VARGAS, Maria Thereza. Cem Anos de Theatro em São Paulo. – 2ºed. –
São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.
MARIANO, Maíra. Um resgate do Teatro Nacional: o teatro brasileiro nas revistas de São Paulo
(1901-1922). Dissertação. FFLCH – USP. São Paulo, 2008.
MATOS, Maria Izilda Santos de. A cidade, a noite, e o cronista: São Paulo de Adoniram Barbosa:
Anais do XIX encontro regional de história: poder, violência e exclusão. Anpuh/SP – USP:
São Paulo.
GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho. Perspectiva: São Paulo, 1986. P 126.
MAGALDI, Sábato & VARGAS, Maria Thereza. Op. Cit. p 219.
MATOS, Maria Izilda Santos de. Portugueses e experiências políticas: a luta e o pão. São Paulo
-1945. In: Revista de História: São Paulo, 28 (1): 2009.
PATRIOTA, Rosangela. Teatro Brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Editora
Perspectiva, 2012. COSTA, Rodrigo de Freitas Tambores da noite: a dramaturgia de Brecht
na cena de Fernando Peixoto. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
TORELLI, Leandro Salman. A Defesa do café e a política cambial: os interesses da elite paulista
na Primeira República (1898-1920). Dissertação de mestrado. IE-Unicamp: Campinas,
VANNUCCI, Alessandra. A missão italiana: histórias de uma geração de diretores italianos no
Brasil. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte, MG: FAPEMIG, 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem a opinião da Ars Historica.