Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é preferencialmente original e inédita, mas o Boletim GeoÁfrica publica também textos traduzidos e artigos já publicados, que passarão por um processo de atualização e, se for necessário, reestruturação. Solicita-se que o texto não esteja sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 Ao efetuar uma submissão solicita-se encaminhar versão em Word do arquivo constando os seguintes itens na sequência proposta:

 1)      Título do artigo

  Título do artigo deve estar em português, inglês e numa terceira língua estrangeira (espanhol ou francês). Deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.

 - Título do artigo: caixa alta, negrito, cor preta, tamanho 14, centralizado, fonte times New Roman;

- Título do artigo em inglês: caixa alta, negrito, cor preta, itálico, tamanho 12, centralizado, fonte times New Roman;

- Título do artigo em espanhol ou francês: caixa alta, negrito, cor preta, itálico, tamanho 12, centralizado, fonte times New Roman

 2)      Nome do(s) autor(es) - EXEMPLOS

 NOME DO AUTOR (12, TNR, Negrito, Caixa alta)

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

fulano@gmail.com

http://orcid.org/0000-0001-9275-8061

 NOME DO AUTOR (12, TNR, Negrito, Caixa alta)

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

fulana@gmail.com

http://orcid.org/0000-0001-9275-8061

 3)      Resumo

 RESUMO/ABSTRACT/RESUMEN/RESUMÉ

(Título em caixa alta, negrito, tamanho 10)

O resumo em português, o abstract em inglês e o terceiro resumo (em espanhol ou francês) devem ter até 200 palavras. O resumo deve contemplar de forma clara e sucinta introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Não deve apresentar citações bibliográficas, fórmulas, equações, diagramas ou símbolos. O mesmo deve ser redigido em um parágrafo único. Deve-se utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples entre as linhas e texto justificado. Abaixo do resumo deve-se listar de três a cinco palavras-chave, redigidas com iniciais maiúsculas, separadas entre si por ponto final.

Palavras-chave: Entre Três e Cinco Palavras. Separadas Por Ponto Final. Com Iniciais Maiúsculas.

 

4)      Corpo do artigo (estrutura)

INTRODUÇÃO (CAIXA ALTA, NEGRITO, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, JUSTIFICADO, SEM NUMERAÇÃO)

Parte inicial do artigo, que inclui (se for possível): a delimitação do estudo, a justificativa, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema.

TÍTULO DE CAPÍTULO (CAIXA ALTA, NEGRITO, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, JUSTIFICADO, SEM NUMERAÇÃO)

CONCLUSÃO (CAIXA ALTA, NEGRITO, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, JUSTIFICADO, SEM NUMERAÇÃO)

Parte final do artigo. Apresenta as conclusões com base no que foi desenvolvido. É a revisão sintética dos resultados obtidos. Você pode fazer recomendações e sugestões para pesquisas futuras

REFERÊNCIAS (CAIXA ALTA, NEGRITO, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, JUSTIFICADO, SEM NUMERAÇÃO)

Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estejam presentes na lista de referências (e vice-versa). O uso do DOI é altamente incentivado. As referências devem estar alinhadas à esquerda.

5)      Corpo do artigo (normas técnicas)

 a)      Fontes e espaçamento

 Todo o texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para citações com mais de três linhas, sendo recomendado o tamanho da fonte 10. O texto deve ser justificado, exceto as REFERÊNCIAS, ao final do artigo, que deve estar alinhado à esquerda. O espaçamento entre linhas deve ser 1,5.

 b)      Citações

 

 A citação direta com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 2 cm da margem esquerda, em letra menor do que a utilizada no texto (tamanho 10), sem as aspas e com espaçamento simples entrelinhas. A citação deverá ser separada do texto que a precede [...] (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2019, p. 120).

 c)      Ilustrações

 

As ilustrações (fotografias, gráficos, mapas, plantas) devem ser citadas e inseridas o mais próximo possível da seção a que se referem. Legendas e fontes nas ilustrações e tabelas: TNR, 12. Veja o exemplo (Figura 1).

Figura 1. Evolução do número de casos de COVID 19 em alguns países do mundo.

[imagem]

 

Fonte: Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças. Elaboração: autor

 O título da ilustração deve ter tamanho 12, centralizado, separado por ponto (.), fonte Times New Roman. A ilustração deve ter resolução mínima e um tamanho que possibilitem uma boa visualização para o leitor. A fonte da ilustração é obrigatória e deve ter tamanho 12, separado por dois pontos (:) fonte 12 e alinhamento justificado.

 Se por acaso o autor/a optar por apresentar um agrupamento de imagens sequenciais, elas deverão estar agrupadas como uma única imagem, conforme o exemplo da Figura 2.

 Figura 2. a) Planisfério de Cantino, 1496; b) Geografia de Ptolomeu, 150 A. C.

[Imagem] 

Fonte: Lara; Smit (2010).

 Envie as tabelas como texto editável e não como imagens. Numere as tabelas consecutivamente de acordo com sua aparência no texto e coloque as notas da tabela abaixo do corpo da tabela. Formato dos dados: TNR, 10. (Tabela 1).

 Tabela 1. Instituições turcas mais atuantes na África subsaariana

Nome

Natureza

Atuação

Países/

regiões

Agência turca de cooperação e de Coordenação (TIKA)

Agência de cooperação

Projetos de desenvolvimento; saúde; educação; patrimônio religioso; desenvolvimento rural etc.

22

Fundação para os Direitos Humanos e Ajuda Humanitária (IHH)

Organização humanitária

Serviços à população (saúde etc.)

41

Crescente vermelho turco

Organização humanitária

Serviços à população (saúde etc.)

Sahel

Agência Turca de Prevenção de Catástrofes e Gestão de Riscos (AFAD)

Agência de cooperação

Gestão de riscos e prestação de serviços à população (saúde etc.)

Sahel

Direção dos Negócios Religiosos (Diyanet)

Agência de cooperação

Construção e manutenção de patrimônio religioso

África ocidental

Fundação Islâmica Maarif

Fundação estatal

Gestão de estabelecimentos escolares (175)

25

Fontes: diversas. Elaboração: autor

 

d)      Referências bibliográficas

 Livro

BRANDÃO, C. Territórios & desenvolvimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

 Livro eletrônico

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/

navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

 Capítulo de livro

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: GENTILI, P.; SADER, E. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 9-23.

 Publicação em periódico

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

 HEODORE, N.; PECK, J.; BRENNER, N. Urbanismo neoliberal: la ciudad y el imperio de los mercados. Temas Sociales, Santiago, n. 66, p. 1-11, mar. 2009. Disponível em: http://barcelonacomuns.pbworks.com/w/file/fetch/64059073/2009_Urbanismo_neo-liberal_brenner-peck-.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020

 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: <http://www.aps.org/apsnews/1196/11965.html>. Acesso em: 25 nov.

1998.

 Trabalho apresentado em evento

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

 Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www. propesq. ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos

Mencionar:  tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovação (se houver).

 ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) –Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

 Entrevista

ENTREVISTA DE Alexis Pelletier com Haud Guéguen, Pierre Sauvêtre e Christian Laval: a escolha da guerra civil. Uma outra história do neoliberalismo. Trad. C. Zanotelli. Geografares, v. 1, n. 32, p. 316-325, 2021. doi: https://doi.org/10.47456/geo.v1i32.36024

 Documento jurídico

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução no 17, de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p.1156-1157, maio/jun. 1991.

 Documento cartográfico

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000. 

Entrevistas do Dossiê Temático

Entrevistas de especialistas do tema central do dossiê temático

Avaliadas pelo comitê editorial da revista

Artigos do Dossiê Temático

O Dossiê Temático trimestral publica artigos científicos de pesquisadores de todos os níveis acadêmicos (avaliados por pares)

Dossiê temático: GeoImagens

Comentários e análises de imagens (imagens-satelite; fotografia; fotografias aéreas) ilustrando fenômenos relacionados ao dossê temático

Avaliado pelo comitê editorial

Varia: Artigos

A seção publica artigos científicos avaliados por pares fora do dossiê temático trimestral

Atualidades: Áfricas em movimento(s)

Artigos em formato "jornalístico" e entrevistas não submetidos à avaliação cega por pares. Avaliação realizada pelos editores da revista

Áfricas na Pós-graduação

A sessão Áfricas na Pós-Graduação apresenta resultados de pesquisas de Mestrados e Doutorados recém-concluídos cujas temáticas, linhas de abordagem, procedimentos metodológicos e/ou contribuição teórico-conceitual são considerados relevantes.

Experiências culturais

Seção aberta a publicações de cunho cultural abrangendo um amplo leque de formatos: poesias, contos, exposições de fotografias digitais, receitas culinárias etc.

Submetido a avaliação dos editores

Resenhas

Resenhas de obras e de artigos científicos . críticas de filmes, obras musicais... Contribuições não submetidas à avaliação cega por pares

Avaliação pelos editores

GeoÁfrica divulga...

Divulgação de eventos, lançamento de livros, cursos, concursos  etc.

Edição completa

Edição completa do Boletim GeoÁfrica

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.