A experiência turística de consumo de souvenirs na cidade de Maputo

Autores

  • Dário Manuel Isidoro Chundo Universidade Pedagógica de Maputo (UPM)
  • Maria Rosa Ligório Noteque Universidade Pedagógica de Maputo (UPM)

DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v1i3.54888

Palavras-chave:

Experiências, Consumo, Souvenirs, Cidade Maputo

Resumo

A cidade de Maputo é um destino turístico urbano por onde seus visitantes têm a oportunidade de consumir souvenirs, ofertados em estabelecimentos comerciais no entorno dos seus principais atractivos turísticos. A pesquisa tem como objectivo compreender a experiência turística de consumo de souvenirs na Cidade de Maputo. Para atingir este objectivo foram utilizadas metodologias e técnicas: a abordagem Quali-Quanti, auxiliado na pesquisa bibliográfica e documental, os métodos monográficos, estatísticos e cartográficos e como técnicas de observação directa e questionário. Assim, por meio da observação directa e questionários, identificou-se os estabelecimentos comerciais de souvenirs. Em seguida foram entrevistados 12 turistas para poder explicar as experiências de consumo de souvenirs. A partir disso, foi elaborado um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizou-se uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Os principais resultados apontam que as experiências de consumo de souvenirs estão relacionadas com as experiências dos turistas no destino e com as atitudes dos mesmos em relação ao espaço visitado. A partir dessa discussão pôde-se compreender o souvenir sob o olhar do consumidor turista, em meio às diversas experiências vividas e atitudes demonstradas em relação ao espaço urbano, encontra-se o consumo de souvenirs. Recomenda se a valorizar o poder económico e valorizar a negociação no comércio de souvenirs, considerando que isso pode fazer parte da experiência do turista

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Publicado

2022-10-06