A imigração africana e os novos espaços urbanos no município da cidade de Maputo

Autores

  • Inocência Felicidade Bata Muianga Universidade Pedagógica de Maputo
  • Inês Macamo Raimundo Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i5.58091

Palavras-chave:

Migrantes africanos, Cidade de Maputo, Novos espaços urbanos

Resumo

Os estudos de migração enfatizam as causas dos movimentos populacionais, impacto demográfico e econômico e distribuição espacial dos fluxos migratórios dando menor foco aos novos espaços urbanos criados por aqueles que vieram de outros lugares dentro dos territórios africanos. O foco deste estudo são os imigrantes africanos na cidade de Maputo no sentido de compreender as peculiaridades deste fenômenonas cidades africanas. É notável que novos bairros estão sendo formados por moradores da África Ocidental, Oriental e Austral. Que tipos de assentamentos eles criaram? O que é que eles trouxeram, em termos para os negócios, a arquitetura e os modos de se vestir? A metodologia usada para os objectivos preconizados na pesquisa foi qualitativa e bibliografica, as análises dos resultados dos censos da população e a observação dos principais fenômenos marcantes da migração na cidade de Maputo. Um olhar sobre a cidade e os dados censitários dos quarenta anos após a independência de Moçambique, é possível concluir que os índios e portugueses já não são os principais “construtores” de infraestruturas para fins habitacionais na cidade de Maputo. Os migrantes africanos tornaram-se os novos construtores, os criadores do novo mapa geográfico da cidade, que ousamos dizer que uma nova geografia da cidade de Maputo veio a existir devido a esses factos.

Referências

ADEPOJU, A. Regional organization and intra-regional migration in sub-saharian Africa: Challenges and prospects. International Migration, nº 39, 2021, p.43-60.

BAKEWELL, O. JONSSON, G. Migração, mobilidade e a cidade africana. Relatório de síntese sobre o programa de pesquisa perspetivas africanas sobre mobilidade humana. 2011.

BOA, A. F. P. da. As causas/motivações da emigração dos profissionais de soldadura. Instituto Politécnico de Setúbal. Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Gestão Estratégica dos Recursos Humanos. Setúbal, 2016.

FEIJO, J. Ruralização das cidades ou urbanização do campo? Reflexão introdutória sobre os movimentos migratórios rural urbano. In FEIJO, J. Movimentos migratórios e relações rural-urbanas: estudo de casos em Moçambique. Maputo: Alcance editores, 2017.

Instituto Nacional de Estatística - INE. IV Recenseamento Geral da População e Habitação. Moçambique 2017. Resultados definitivos. Maputo: INE, 2019.

JENKINS, P. Migrações, urbanização e densificação populacional. Para uma melhor compreensão da rápida urbanização na África subsaariana. In Feijó (Coord.). Movimentos migratórios e relações rural-urbanas: estudo de casos em Moçambique. Maputo: Alcance editores, 2017, p. 161-168.

MUANAMOHA, R. C. RAIMUNDO, I. M. Migração campo-cidade e integração no meio urbano. In: FEIJÓ, RAIMUNDO (Coord.). Movimentos migratórios para áreas de concentração de grandes projetos. Maputo: Publifix edições, 2017, p. 63-84.

MURPHY, C. C. The Spatial impact of migration. The journal of public space. v. 3, n. 3, 2018.

PATRICIO, G. Compulsando as migrações internas e internacionais em Moçambique. Interespaço. v. 2, n. 5, p. 78-101, 2016

PATRICIO, G.; PEIXOTO, J. Migrações forçadas na Africa subsaariana: alguns subsídios sobre refugiados em Moçambique. REMHU. Rev. Interdisciplinar de Mobilidade Humana. Brasília, v. 26; n. 54, 2018, p.11-30.

RODRIGUES, C.U. Migração, movimento e urbanização em Angola e Moçambique. Desafios para Moçambique 2018. Maputo: IESE, 2018, p.449-470.

SARMENTO et all. Imigração em Moçambique: impacto socio-politico e económico cultural. Maputo:ISRI, 2009

TRENOR, B. A. Los fluxos migratórios actuales en Africa subsaariana: el predomínio de la migración intra-africana sobre la extra-africana. n. 50, Documento de trabajo. Madri: Real Instituto Elcano. 2008. Disponível em: http://www.realinstitutoelcano.org/wps/wcm/connect/080530804f019822ba64fe3170baead1/DT50

RAIMUNDO, I. M. International migration dynamics in Mozambique and natural resources exploration. Gold and forest predation. ASC-TUFS, Working Papers, V. 1, 2021, http://www.tufs.ac.jp/asc/ASC-TUFS_WP_01_273-299raimundo_web.pdf

Downloads

Publicado

2023-04-14