Cidades e/ou zonas urbanas: uma análise no contexto da urbanização e qualidade de vida urbana em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i5.58092Palavras-chave:
Cidades, Urbanização, Qualidade de vida urbanaResumo
As cidades têm sido associadas ao fenómeno do crescimento urbano, no entanto, as características urbanas propriamente ditas costumam se distanciar daquele espaço tornando-as insatisfatórias para os seus residentes. A reflexão apresentada expõe a urbanização em Moçambique como um processo que produz uma realidade urbana específica que contempla a ruralidade, explica as contradições produzidas pela industrialização e a persistência do modo de vida dos africanos. Ao longo dos anos vivem cada vez mais pessoas nas cidades moçambicanas o que torna imperioso nos preocuparmos com o bem-estar dos residentes. É neste contexto que este artigo reflete, até que ponto as cidades e as zonas urbanas moçambicanas oferecem melhor qualidade de vida urbana. A abordagem qualitativa do artigo baseia-se na análise documental. Deste modo, com o crescimento das cidades moçambicanas o estudo pretende mostrar que o desenvolvimento urbano nas cidades deve garantir oportunidades de acesso aos serviços uma vez que as disparidades socioeconómicas se tornam evidentes e que, nessas condições, a urbanização deixa os residentes em condições de vida precária e mais vulneráveis.Referências
ANELLIA, R. L. S. As cidades e o aquecimento global: Desafio para o planejamento urbano, as engenharias e as ciências sociais e básicas. Journal of Urban Technology and Sustainability, v. 3, n. 1, p. 4–17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47842/juts.v3i1.1.
AMIN, S. O desenvolvimento desigual; ensaio sobre as formações sociais. capitalismo periférico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.
ARAÚJO. M. G. M. de. Os espaços urbanos em Moçambique. São Paulo, GeoUsp Espaço Tempo, n. 14, 2003. p. 165-182.
BARBOSA, J. L. Ordenamento territorial urbano na era de acumulação globalizada. In: SANTOS, M.; BECKER, B. (Org.) Território e territórios- Ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Lamparina. 3ed, 2011. p.124-144.
BAIA, A. Os conteúdos da urbanização em Moçambique: considerações a partir da expansão da cidade de Nampula. Tese de Doutorado, Pós-Graduação em Geografia Humana, FFLCCH, Universidade de São Paulo – USP, 2009
CARLOS, A. F. A. O Espaço Urbano: novos Escritos Sobre a Cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.
GARCIA, F. R. M.; BANDEIRA, R. R.; LISE, F. Influências ambientais na qualidade de vida em Moçambique. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, São Paulo, v 3, n. 6, 2009, p. 69-92.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/download/11520/13288/14394
LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford (R.U.) e Cambridge (EUA): Blackwell, 1991.
MALOA, J. M. Urbanização moçambicana. Uma proposta de interpretação. Tese de doutoramento. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo-USP, 2016.
MALOA, J. M.; JÚNIOR L. N. A dispersão urbana em Moçambique: uma contribuição ao estudo da produção do espaço urbano em Maputo. RAEGA - O Espaço Geográfico em Análise. Curitiba, v.45, n. 1. 2018, p. 91 – 109. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/50743>
MACHAVA, R. Os desafios da urbanização em África. Jornal o País, Maputo. Disponível em < https://opais.co.mz/os-desafios-da-urbanizacao-em-africa/ >. Acesso em: 02.5.2018
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anuário Estatístico de Saúde. Maputo: Ministério da Saúde, 2021.
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Decreto 23/2008. I Série, Número 26, 2008.
MOÇAMBIQUE. Boletim da República. Decreto n° 20/2015. I Série, Número 71, 2015.
ONU. Moçambique em Lista de países com risco de insegurança alimentar por causa da pandemia. Perspectiva global. Reportagens humanas. New York: ONU NEWS, 2020. Disponível em < https://news.un.org/pt/story/2020/07/1720721 >
RODRIGUES, A. M. Desigualdades socio espaciais. A luta pelo direito à a cidade. São Paulo, Revista Cidades, v. 4, n. 6, 2007.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. Editora do Humanismo, Ciência e Tecnologia. São Paulo – Brasil, 1993.
SOUZA, N. Desenvolvimento econômico. São Paulo. 5ed. Atlas, 2004.
UNITED NATIONS, DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS. Population Division. World Urbanization Prospects: The 2018 Revision, Online Edition, UNDESA, 2018.
UN-HABITAT. Perfil do Sector Urbano em Moçambique, Nairobi, Quenia, 2007.
UN-HABITAT. Perfil do Setor de Habitação Moçambique. UN- Habitat Moçambique, 2018.
VASCONCELOS, P. A. As metamorfoses do conceito de cidade. Mercator, Fortaleza, v. 4, n.4, 2015. p.17-23.
VERÍSSIMO, C. A importância do espaço doméstico exterior para um modelo de ecodesenvolvimento de cidades médias. O caso do Dondo, Moçambique. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 100,| 2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/527
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).