China e Covid-19 em Moçambique: solidariedade ou interesse?
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i5.58097Palavras-chave:
Cooperação Internacional, COVID-19, Vacinas, GeopolíticaResumo
A crise sanitária provocada pela COVID-19, um dos maiores desafios do presente século, além das consequências, económicas e sociais, influenciou a dinâmica da cooperação internacional. Alguns países emergentes, com destaque para China, mostraram-se vibrantes, no que tange a assistência para o combate e prevenção da COVID-19, nos países em desenvolvimento, em particular Moçambique. Recentemente, ao abrigo das relações de amizade e a luz da cooperação bilateral, Moçambique recebeu vários tipos de apoio, com realce para a doação das vacinas pela China. Portanto, é em face dessas experiências que, o presente artigo pretende lançar uma incursão analítica sobre as reais motivações e implicações da doação das vacinas pela China em Moçambique. Nesse quesito, da pesquisa feita, por meio de uma extensa revisão de literatura, nota -se que, embora o apoio prestado pela China à Moçambique se denomine por solidária, a China actuou, tendencialmente, de acordo com seus interesses, em função de suas respectivas agendas de política externa e necessidades de inserção internacional, de modo a ter mais poder na geopolítica internacional.Downloads
Referências
CHICHAVA, S. “O inimigo é o modelo”! Breve leitura do discurso político da Renamo. Maputo, IDEIAS, Boletim n° 19, 2009.
CONCEIÇÃO, F. da. Implicações Políticas da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Moçambique: Da Solidariedade Socialista à Trajetória Tradicional do Norte e à Experiência Emergente do Sul (1975-2013). Tese de Doutorado - IESP / UERJ.
CORREA, M. L. Prática Comentada da Cooperação Internacional: entre a hegemonia e a busca de autonomia. Brasilia: [s.n], 2010.
DI CIOMMO, M. O futuro da cooperação para o desenvolvimento: O papel crescente dos doadores emergentes. Development Initiatives. Mar. 2014. Disponível em: <http://goo.gl/0KQV1M>.
GARCIA, A. S.; ASSIS, C. C. de; RIBEIRO, R. A. Covid-19 no Continente Africano: Impactos, Respostas e Desafios. Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais, Rio de Janeiro, IPEA /, 2020.
LEITE, I. C. Cooperação Sul-Sul: Conceito, Historia e Marcos Interpretativos. Observador On-line. v.7. n.03. mar. 2012.
MILANI, C. R.S. Apreendendo com a Historia: criticas à experiência da Cooperação Norte-Sul e atuais desafios à Cooperação Sul-Sul. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n. 65, p.211-231, Maio/Ago.2012.
PINO, B. A. Evolução Histórica da Cooperação Sul-Sul (CSS). In: Souza e Melle, A. (org.). Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2014, p. 57-87.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2008.
ROQUE, P.; ALDEN, C. China em Moçambique: Prudência, Compromisso e Colaboração. In: Amaba e o Dragão. Relações Moçambique-China em Perspectiva. IESE/SAIIA. Maputo: IESE, pp.11-32.
SAMBO, M. G. Panorama, Reflexões e Desafios do IDE da China em Moçambique no Contexto dos BRICS. In: CHICHAVA, S (org). Desafios para Moçambique 2019. Maputo: IESE, pp.335-351.
SOUZA, André M. E. A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Índia e da China In: SOUZA, André Mello. E. (org). Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2014b. pp.251-277.
SOUZA, André M. E. Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. In: SOUZA, André Mello. E. (org). Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. Brasília: IPEA, 2014a. pp.11-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



