A economia do petróleo em Gana no início do século XXI.
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i7.61553Palavras-chave:
Formação socioespacial, Petróleo, Cadeia de valor global, Gana, África OcidentalResumo
O petróleo vem ganhando cada vez mais importância na pauta de exportações de Gana desde 2010, quando o país passou a explorar comercialmente as suas reservas. Em 2021, o país já figurava como o oitavo maior produto do continente. Partindo da formulação teórico-metodológica da “formação socioespacial”, este artigo busca compreender a organização da economia do petróleo em Gana, considerando os arranjos estabelecidos entre as forças produtivas e as relações de produção deste território da África Ocidental ao longo do processo histórico. Por meio da coleta, sistematização e análise de dados qualitativos e quantitativos obtidos em fontes secundárias, o estudo revela as particularidades da conformação da cadeia de valor global do petróleo em Gana.
Referências
ALL AFRICA: Disponível em: < http://allafrica.com > Acesso em 15 fev. 2015.
BBC – British Broadcast Corporation. Disponível em: < https://www.bbc.com/news/world-africa-11996983 > Acesso em 15 jul. 2023.
EIA – Energy Information Administration. Disponível em: < https://www.eia.gov > Acesso em 18 jul. 2023.
ENI – ENTE NAZIONALE IDROCARBURI. Disponível em: < https://www.eni.com/en-IT/eni-worldwide/africa/ghana.html > Acesso em 15 ago. 2023
GHANA MINISTRY OF ENERGY AND PETROLEUM. Disponível em: < http://www.petromin.gov.gh > Acesso em: 14 fev. 2016.
GHANA NATIONAL PETROLEUM CORPORATION. Disponível em: < http://www.gnpcghana.com > Acesso em: 14 fev. 2016.
GHANA PETROLEUM COMMISION. Disponível em: < http://www.petrocom.gov.gh > Acesso em: 14 fev. 2016.
GRANT, R. Africa: geographies of change. Nova Iorque: Oxford University Press, 2015.
HUTCHFUL, E. Ghana's adjustment experience: the paradox of reform. Oxford: James Currey, 2002.
KOPINSKI, D.; POLUS, A. e TYCHOLUZ, W. Resource curse or resource disease? Oil in Ghana. African Affairs. Vol. 112, N. 449, 2013, p. 583–601.
MAMIGONIAN, A. A geografia e a formação social como teoria e como método. In: SOUZA, M. A. (org.). Seminário Internacional: O Mundo do cidadão, Um Cidadão do Mundo. São Paulo : HUCITEC, 1996.
OBENG-ODOOM, F. Global political economy and Frontier economies in Africa: Implications from the oil and gas industry in Ghana. Energy Research & Social Science. Vol. 10, November 2015, p. 41–56
OEC – OBSERVATORY OF ECONOMIC COMPLEXITY. Disponível em: < http://atlas.media.mit.edu/en/ > Acesso em: 26 abr. 2023.
SANTOS, K. L. dos. Ouro por lixo: As inserções de Gana na divisão internacional do trabalho. Rio de Janeiro: Pallas, 2021.
SANTOS, M. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 54, AGB, 1977, p.35-59.
TULLOW OIL. Disponível em: < http://www.tullowoil.com > Acesso em: 14 jul. 2023.
VARLEY, W.J. e WHITE, H. P. The geography of Ghana. Londres; Nova Iorque: Longmans; Greens, 1958.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).