A economia do petróleo em Gana no início do século XXI.
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v2i7.61553Palavras-chave:
Formação socioespacial, Petróleo, Cadeia de valor global, Gana, África OcidentalResumo
O petróleo vem ganhando cada vez mais importância na pauta de exportações de Gana desde 2010, quando o país passou a explorar comercialmente as suas reservas. Em 2021, o país já figurava como o oitavo maior produto do continente. Partindo da formulação teórico-metodológica da “formação socioespacial”, este artigo busca compreender a organização da economia do petróleo em Gana, considerando os arranjos estabelecidos entre as forças produtivas e as relações de produção deste território da África Ocidental ao longo do processo histórico. Por meio da coleta, sistematização e análise de dados qualitativos e quantitativos obtidos em fontes secundárias, o estudo revela as particularidades da conformação da cadeia de valor global do petróleo em Gana.
Downloads
Referências
ALL AFRICA: Disponível em: < http://allafrica.com > Acesso em 15 fev. 2015.
BBC – British Broadcast Corporation. Disponível em: < https://www.bbc.com/news/world-africa-11996983 > Acesso em 15 jul. 2023.
EIA – Energy Information Administration. Disponível em: < https://www.eia.gov > Acesso em 18 jul. 2023.
ENI – ENTE NAZIONALE IDROCARBURI. Disponível em: < https://www.eni.com/en-IT/eni-worldwide/africa/ghana.html > Acesso em 15 ago. 2023
GHANA MINISTRY OF ENERGY AND PETROLEUM. Disponível em: < http://www.petromin.gov.gh > Acesso em: 14 fev. 2016.
GHANA NATIONAL PETROLEUM CORPORATION. Disponível em: < http://www.gnpcghana.com > Acesso em: 14 fev. 2016.
GHANA PETROLEUM COMMISION. Disponível em: < http://www.petrocom.gov.gh > Acesso em: 14 fev. 2016.
GRANT, R. Africa: geographies of change. Nova Iorque: Oxford University Press, 2015.
HUTCHFUL, E. Ghana's adjustment experience: the paradox of reform. Oxford: James Currey, 2002.
KOPINSKI, D.; POLUS, A. e TYCHOLUZ, W. Resource curse or resource disease? Oil in Ghana. African Affairs. Vol. 112, N. 449, 2013, p. 583–601.
MAMIGONIAN, A. A geografia e a formação social como teoria e como método. In: SOUZA, M. A. (org.). Seminário Internacional: O Mundo do cidadão, Um Cidadão do Mundo. São Paulo : HUCITEC, 1996.
OBENG-ODOOM, F. Global political economy and Frontier economies in Africa: Implications from the oil and gas industry in Ghana. Energy Research & Social Science. Vol. 10, November 2015, p. 41–56
OEC – OBSERVATORY OF ECONOMIC COMPLEXITY. Disponível em: < http://atlas.media.mit.edu/en/ > Acesso em: 26 abr. 2023.
SANTOS, K. L. dos. Ouro por lixo: As inserções de Gana na divisão internacional do trabalho. Rio de Janeiro: Pallas, 2021.
SANTOS, M. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo, n. 54, AGB, 1977, p.35-59.
TULLOW OIL. Disponível em: < http://www.tullowoil.com > Acesso em: 14 jul. 2023.
VARLEY, W.J. e WHITE, H. P. The geography of Ghana. Londres; Nova Iorque: Longmans; Greens, 1958.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



