URBANIZAÇÃO, ECONOMIA GLOBAL E INOVAÇÃO NA ÁFRICA SUBSAARIANA:
QUE DINÂMICAS?
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72153Palavras-chave:
Urbano. Globalização. Cidades inteligentes. Sistema.Resumo
O presente estudo, baseado no levantamento e análise bibliográfica, aborda as relações entre a urbanização, a economia global e a inovação, tendo como pressuposto que o crescimento da população urbana na África Subsaariana (ASS) tende a superar a população rural. A assumpção assumida é a de que o “jogo” da globalização, no quadro da intensificação da urbanização, pelos benefícios que esta apresenta, tende a aumentar progressivamente a consistência da atratividade do “urbano”, retroalimentando a “intensificação” e a inovação. As economias da ASS, e particularmente de seus respectivos espaços urbanos, encontram-se em posição periférica relativamente à “nova economia” global, desenvolvendo uma inovação ajustada a essa condição. Nessa perspectiva, a intensificação da urbanização encerra em si a oportunidade de impulsionar a melhoria das condições de vida, incluindo as condições socio-espaciais urbanas, o que ainda não é uma realidade generalizada na ASS, por conta da frágil capacidade de internacionalização da produção. Na inter-relação entre a dinâmica da urbanização, economia global e inovação, a atratividade dos polos urbanos, ou das cidades, na ASS, tende a intensificar a urbanização no quadro do “jogo” da globalização, influenciando na manutenção das diferenciações socio-espaciais, ou seja, de existência de espaços de polaridade e de fragmentação urbanas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



