A REGIÃO DO SAHEL E SUA VULNERABILIDADE AMBIENTAL:
DISPUTAS TERRITORIAIS E CONFLITOS SOCIOPOLÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72169Palavras-chave:
Sahel; Desertificação; Conflitos; Insegurança alimentar; Insegurança hídrica.Resumo
O presente artigo almeja analisar a relação sistêmica entre a vulnerabilidade ambiental do Sahel africano, seu contexto de subdesenvolvimento e instabilidade político-econômica, e a presença de crises de insegurança alimentar e hídrica, que, associadas a outras variáveis geográficas (fronteiras fluídas, países encravados etc.), criam um ambiente propenso a novos desequilíbrios regionais. Atualmente, o Sahel é reconhecido como uma área cinzenta, com inúmeros focos de conflitos, que abrangem diversas motivações e múltiplas escalas. Esse contexto de nebulosidade geopolítica está intimamente associado aos impactos ecológicos da maior restrição hídrica na região. Nas últimas décadas, mudanças demográficas, urbanização e intensificação das secas são fatores que, assim como as mudanças climáticas (em nível global), resultaram no processo de desertificação. É necessário entender como esse fenômeno, com potencial para drásticas alterações socioambientais, por sua vez, contribui para o cenário de descontrole territorial, conflitos por recursos, crise ecológica, humanitária e de refugiados.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



