O FIM DA INTERVENÇÃO LIBERAL E A TRANSFORMAÇAO GEOPOLÍTICA NO SAHEL CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.59508/geoafrica.v4i13.72170Palavras-chave:
Sahel. Paz Liberal. Geopolítica.Resumo
Este artigo analisa a falência do modelo de intervenção liberal no Sahel Central e suas implicações geopolíticas. Fundamentado nos estudos críticos de segurança, argumenta-se que a paz liberal se mostrou incapaz de responder às dinâmicas complexas da região, marcada por fragilidade estatal, dependências históricas e heranças neocoloniais. Longe de promover estabilidade, o modelo liberal contribuiu para a consolidação de uma militarização dependente, particularmente em relação à França e aos Estados Unidos, e para a ampliação da crise de segurança. O colapso desse paradigma tornou-se evidente entre 2020 e 2023, com a ascensão de regimes militares em Mali, Burkina Faso e Níger e a formação da Confederação dos Estados do Sahel, iniciativas que expressam uma tentativa de reconstruir a soberania e afirmar uma autonomia estratégica regional. O estudo apoia-se em uma abordagem qualitativa, ancorada nos estudos críticos de segurança, e utiliza pesquisa bibliográfica e documental como principais técnicas de análise. Conclui-se que o caso do Sahel valida as críticas teóricas à paz liberal como instrumento de gestão das periferias globais, marcando um ponto de inflexão na legitimidade das normas e instituições que sustentaram o liberalismo internacional no pós-Guerra Fria.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-17 (2)
- 2026-01-16 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Boletim GeoÁfrica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



