Tradução do capítulo VII de Econômico de Xenofonte
DOI:
https://doi.org/10.17074/cpc.v1i42.44981Keywords:
Xenofonte, Econômico, Antiguidade clássica, Família antigaAbstract
A família grega do período clássico era, basicamente, composta de pai, mãe, filhos e escravos, com bastante flexibilidade numérica. O homem ateniense é apresentado em Econômico no seu dia a dia, no exercício de sua função nobre, que é a administração do seu oîkos.
Cumpre-se observar que o aspecto educativo do relacionamento entre marido e mulher, visando à prosperidade do casal, aparece em vários passos da obra, sobretudo, no capítulo VII, em que a mulher é apresentada como colaboradora do homem na administração do oîkos.
Diante da importância do capítulo VII de Econômico de Xenofonte para compreender a idealização sobre as funções do homem e da mulher na família grega antiga, especialmente suas respectivas funções na administração do oîkos, apresento essa tradução. A tradução se baseia no texto grego como estabelecido na segunda edição de 1921 da Clarendon Press.
References
JAEGER, Werner. Paidéia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.745.
VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. Tradução de Cristina Murachco. 2ª ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2002. p. 169.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).