A urgência do letramento racial e do antirracismo na educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i34.53507

Palabras clave:

racismo escolar, epistemicídio, letramento racial, antirracismo

Resumen

O artigo em questão busca demonstrar como o sistema educacional brasileiro tem trabalhado em contradição com suas funções sociais ao reproduzir o racismo dentro de suas instituições e as consequências desse problema para a sociedade brasileira. Para isso, observa-se a distância abissal entre a legislação e o cotidiano enfrentado pelos brasileiros, afirma-se a necessidade do letramento racial nas práticas pedagógicas e acadêmicas a partir da observação de como o racismo se manifesta nas relações intergeracionais no contexto escolar, assim como nas práticas pedagógicas universitárias racistas como, por exemplo. o epistemicídio. O trabalho evidencia a urgência e sugere, ainda, caminhos para as instituições educacionais passarem a adotar o antirracismo como princípio pedagógico e político central na estruturação de suas bases teóricas, práticas e de gestão.

Biografía del autor/a

Julia Oliveira Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente se dedica aos estudos da infancia,e das relações étnico raciais nos ambientes educacionais.

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Publicado

2023-03-31

Número

Sección

SECCIÓN TEMÁTICA: JUVENTUDES INDÍGENAS Y NEGRAS EN AL: CONSTRUCCIÓN DE FORMAS DE VIVIR A PARTIR DE EDUCACIÓN Y TRABAJO